Chuva não desanima garotada curiosa em mais uma edição do Projeto Circuito da Ciência
Entre as atividades que se destacaram estão a Oficina Brincando com a Física e a visita, átipa, ao berçário dos peixes-bois do Instituto
Por Karen Canto (texto e foto) – Ascom Inpa
Nem a chuva da manhã desta sexta-feira (29) esfriou a animação dos quase 150 alunos da rede pública do Estado em mais uma edição do Projeto Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Entre as atividades que se destacaram estão a Oficina Brincando com a Física e a visita, átipa, ao berçário dos peixes-bois do Instituto. Outras atividades também aguçaram os visitantes.
Associando brincadeiras envolvendo um copo com água e barbantes para explicar Física de maneira simples, o projeto Sesc Ciência, parceiro do Bosque, trouxe a Oficina Brincando com a Física, que mostrou como a disciplina, na prática, pode ser apresentada e disseminada para crianças e adolescentes de forma fácil e atraente.
“Em sala de aula, os alunos costumam ser apresentados à Física de forma muito teórica, mas o que a gente pretende aqui é atiçar, na prática, a curiosidade e a vontade deles”, explica o estudante Matheus Mitoso, um dos responsáveis pela Oficina.
Ele conta que utilizando um copo com água em cima de um “balanço” improvisado, ligado à sua mão com fios de barbantes e realizando um movimento circular, é possível, por exemplo, ensinar sobre o equilíbrio das forças. “O copo, mesmo estando girando, fica estático no balanço e não cai a não ser que aconteça alguma variação. Nessa “brincadeira” a gente explica as propriedades do equilíbrio de forças entre a força centrípeta e aceleração tangencial”, diz Mitoso ao acrescentar que depois da demonstração relaciona o movimento dos satélites, por exemplo, em torno da Terra.
Para a estudante Rayanne Garcia, do 8º ano ensino fundamental da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, a tática faz com que ela e os colegas de escola, mesmo não percebendo, acabem aprendendo um pouco de física. “Tudo muito dinâmico e atraente para gente”, destaca a estudante.
Outra novidade desta 6ª edição do Circuito foi o acesso ao berçário dos peixes-bois do Inpa para uma aula de conscientização ambiental e sensibilidade. O local é destinado para filhotes que hoje variam de 4 meses a 2 anos de idade que tiveram suas mães mortas por caçadoes. Na ocasião, os alunos puderam aprender, entre outras coisas, que os peixes-bois são animais de hábito solitário e só começam a se reproduzir aos oito ou dez anos de idade. A gestação da fêmea dura quase 12 meses e nasce apenas um filhote por gestação, o que dificulta o aumento da população.
Mais atrações
Com trabalhos desenvolvidos pelo Inpa e por parceiros, os visitantes aprenderam a importância da preservação ambiental e os cuidados que se deve ter com a dengue, malária e leishmaniose. No Circuito, os estudantes ainda aprenderam um pouco mais sobre geografia num torneio com jogos lúdicos e, de quebra, degustaram de alguns doces para “aprender” melhor a geografia.
Os grupos escolares também embarcaram numa “viagem” ao Planetário para conhecer o sistema solar e aprenderam hábitos saudáveis na Oficina de Saúde Bucal.
Durante o Circuito da Ciência, os alunos também participaram de oficinas educativas e diversas exposições como a Oficina de Invertebrados Terrestres Vivos; Tecnologias Sociais e Inclusão Social na Amazônia; Recursos Hídricos; Insetos Aquáticos; Quelônios da Amazônia; Invertebrados Terrestres Vivos; Macrofungos; Herbário e Carpoteca, entre outros.
Participaram desta edição as escolas estaduais Lucena Bittencourt (Morro da Liberdade), Ernesto Pinho Filho (Monte das Oliveiras) e Belarmino Marreiro (Cidade Nova), e as escolas municipais Dep. Ulysses Guimarães (Mutirão) e Prof. Álvaro Cesar de Carvalho (Novo Reino).
O projeto Circuito da Ciência é realizado na última sexta-feira de cada mês e é uma realização do Inpa, por meio da Coordenação de Extensão (Coext).
São parceiros do projeto a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Serviço Social do Comércio (Sesc), Grupo de Escoteiros, Instituto Soka/Cepeam, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Uninorte, Escola Maria Madalena Santana de Lima e Brother’s.
Redes Sociais