Filhote de peixe-boi é resgatado no interior do Amazonas e encaminhado ao Inpa
Segundo a veterinária da Ampa, Estéfani Fujita, o filhote passa bem e a prioridade é deixar o filhote se acalmar para receber avaliações mais completas
Por Caroline Rocha/ Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias/Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) recebeu na tarde desta sexta-feira, (10), um filhote macho de peixe-boi, de aproximadamente três semanas de vida, onde receberá os devidos cuidados pelos veterinários do instituto. O mamífero foi resgato pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e transportado ao Inpa pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).
O filhote foi encontrado nesta quinta-feira (9) na comunidade de São João do Jacu, nas proximidades do município de Parintins, interior do Amazonas. O filhote chegou ao Inpa pesando 13k e 800g e medindo 90,5cm.
Segundo a veterinária da Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA), Estéfani Segato Fujita, o filhote ficará junto com outros dois filhotes de peixe-boi para facilitar o manejo do animal, e receberá uma alimentação adequada para sua idade.
“Como o filhote é muito pequeno, ele será inicialmente alimentado com leite nutricional, parecido com o leite materno, para depois, quando tiver mais idade, o filhote começar a consumir outros alimentos em sua dieta”, informou Fujita.
Fujita relatou que o filhote está saudável, apesar de conter pequenos ferimentos e está desidratado. “Uma avaliação mais completa será feita quando o animal estiver mais calmo, pois a locomoção deixou o filhote agitado”, completou Fujita.
Redes Sociais