Pesquisadora do Inpa participará de debate sobre decreto que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados
A ideia é ajudar no esclarecimento do público sem um teor político, aproximando este e os outros temas da realidade cotidiana da população de forma dinâmica e objetiva
Por Karen Canto – Ascom Inpa
Arte: divulgação
Profissionais de ciências sociais, geólogos, analistas ambientais, advogado de Direito Ambiental, biólogos e antropólogos estarão reunidos amanhã (27) para discutir o Decreto nº 9.147, que trata da extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), a ecóloga Rita Mesquita, é uma das convidadas da 1ª Roda de Conversa Legal, evento promovido pelo espaço de trabalho colaborativo Impact Hub.
A Roda de Conversa Legal é uma iniciativa da mestranda em Ecologia do Inpa, Priscilla Paciullo, e de Guilherme Barreiros, advogado e assistente no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O objetivo do evento é estimular o debate sobre temas relevantes para a sociedade. A ideia é instruir, de forma dinâmica, pessoas sobre os temas que a legislação abrange.
O encontro acontecerá às 19h, no Impact Hub, localizado na Av. Efigênio Salles, 1299, Aleixo. A entrada é gratuita, porém, àqueles que puderem levar 1 kg de alimento não perecível, os organizadores estarão arrecadando para doação.
Segundo os idealizadores, a ideia é que a iniciativa possa ganhar novas edições com outros temas importantes. Além do público presente, a roda de conversa será filmada e depois disponibilizada aos convidados e na página do evento. O espaço conta com apoio do Impact Hub Manaus, Manaus Selvagem, Dream Kid Studio, Blless Marketing Digital, Eva Modas, Lulu Pães & Doces e Sustental Projetos.
Iniciativa
A ideia da Roda de Conversa Legal surgiu após se observar como a população costuma discutir e opinar acerca das leis, decretos ou projetos de leis sem muitas vezes compreender seu real conteúdo e abrangência. Nasceu, então, o projeto para a realização de um evento que pudesse estimular e promover a informação e o debate.
A metodologia, segundo a mestranda e coordenadora da atividade, é ajudar no esclarecimento do público sem um teor político, aproximando este e os outros temas da realidade cotidiana da população de forma dinâmica e objetiva. “Isso se dará por meio de interações com profissionais e estudiosos que possuam experiência no assunto e conceitos acerca das leis, decretos e projetos de leis do Brasil”, diz Paciullo.
Redes Sociais