Inpa transmite Amazon Day 2017, evento que debaterá questões sobre a Amazônia
O Amazon Day contará com a palestra do pesquisador e ambientalista norte-americano Thomas Lovejoy, referência mundial em biodiversidade. O cientista atua em parceria com pesquisadores do Inpa
Da Redação – Ascom Inpa*
Foto/Arte: SDSN-Amazônia
Para debater sobre as questões que envolvem a Amazônia acontece nesta terça-feira (19) a segunda edição do Amazon Day (Dia da Amazônia). O evento será retransmitido de Nova Iorque para a Amazônia, ao vivo, pela internet . O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), em Manaus (AM), será um dos locais onde haverá transmissão e debate.
O diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, será um dos debatedores locais do Amazon Day, em Manaus, e falará sobre a Amazônia e a Sociedade Brasileira. O evento no Inpa acontecerá das 9h às 16h, no auditório da Biblioteca, localizada no Campus I.
O Amazon Day é uma iniciativa da rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia) da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O evento é parte da Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Sustentável (International Conference on Sustainable Development, ICSD em Inglês) e é voltada para debater como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são alcançados nos países da bacia amazônica.
Durante os debates, que ocorrerão nos hubs onde será transmitida a ICSD, haverá a construção de um documento intitulado “Visão para Amazônia 2030” com participação de diversas organizações e consulta pública em diversos locais da América do Sul. Além do Inpa, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA/EscolaNormal Superior) e o Impact Hub Manaus, localizado na Av. Efigênio Salles, 1299, Aleixo, também serão hub de transmissão e debate.
Na edição deste ano, o evento trará a palestra do biólogo norte-americano, o ambientalista Thomas Lovejoy, reconhecido como “o padrinho da biodiversidade”. Lovejoy atua em parceria com pesquisadores do Inpa ajudando a criar ainda na década de 1970 um experimento de grande escala denominado atualmente de Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF). O biólogo ganhou o reconhecimento da comunidade científica por ter criado a expressão ‘diversidade biológica’, mas, principalmente, por suas ações no mundo da conservação, em especial, da floresta amazônica.
A palestra de Lovejoy será transmita do Rio de Janeiro, onde participa de terça a quinta-feira desta semana do I Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade. Essa reunião é organizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e será coordenada pelo pesquisador do Inpa Adalberto Val e pelo cientista Vivaldo Moura Neto.
Para o coordenador da rede SDSN-Amazônia, Virgílio Viana, a importância de uma conferência como a ICSD e o Amazon Day extrapola as fronteiras do Brasil. A conferência busca envolver os países da bacia amazônica e o mundo pelo desmatamento zero e pela erradicação da pobreza na Amazônia.
“Nós temos o dever de salientar e mostrar com embasamento científico a importância da conservação da Amazônia, tanto para as pessoas que moram na região, quanto para o resto do Brasil e do planeta que se beneficia dos serviços ambientais das florestas da Amazônia”, disse Virgílio. “Essa agenda envolve os países amazônicos e é essencial para que a visão em comum sobre o futuro da Amazônia chegue ao desmatamento zero e erradicação da pobreza na Amazônia”, completou.
A primeira edição do Amazon Day, realizada no ano passado, reuniu 27 instituições dos países da bacia amazônica e demais países ao redor mundo. Tal evento se destaca por ser um evento internacional que é sustentável e inclusivo. Com baixo custo em sua realização e pouca emissão de carbono, o Amazon Day se diferencia por ser acessível - de Nova Iorque para a Amazônia -, e todos poderão assistir ao evento, que será transmitido, ao vivo, pela internet, no canal da SDSN-Amazônia no Youtube: goo.gl/69ih5x ou participar comparecendo em um dos locais onde o evento será transmitido.
O Amazon Day ocorrerá simultaneamente em alguns países da bacia amazônica e um país da América Central: Manaus-Brasil, Rio de Janeiro-Brasil, Iquitos-Peru, Letícia-Colômbia, Moyobamba-Peru e Turrialba, na Costa Rica. Os participantes abordarão os caminhos para os próximos anos, focando no desenvolvimento, mas que respeite o meio ambiente e os seres humanos.
Hubs em Manaus
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Auditório da Biblioteca Central – Campus I
Endereço: Rua Bem Te Vi, s/nº, Petrópolis, Manaus - AM, 69067-375.
Telefone: (92) 3643-3100
Horário: 9h às 16h30
Escola Normal Superior - UEA
Endereço: Av. Djalma Batista, 2470 - Chapada, Manaus - AM, 69050-010
Telefone: (92) 3214-5784
Impact Hub Manaus
Endereço: Av. Efigênio Salles, 1299 - Aleixo, Manaus - AM, 69060-020
Telefone: (92) 3236-0658
Horário: 15h às 16h30
Rede SDSN-Amazônia
A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 18 de março de 2014 na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A SDSN-Amazônia é uma rede que visa articular uma rede regional da Bacia hidrográfica amazônica focada em centros de conhecimento, academia, organizações da sociedade civil, instituições do setor público e privado e aspira acelerar o desenho e implementação de caminhos e soluções sustentáveis para a Amazônia.
Esta iniciativa faz parte da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN Global www.sdsn.org). A SDSN Global foi lançada em 2012 para mobilizar o conhecimento científico e tecnológico global sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, incluindo a concepção e implementação da agenda global de desenvolvimento sustentável pós 201
*Com informações da SDSN-Amazônia
Redes Sociais