Biblioteca do Inpa oferece 20 vagas gratuitas para a “Oficina de elaboração de artigos científicos segundo a ABNT”
A proposta é que, ao final do curso, cada participante tenha um esboço de artigo para, futuramente, ser submetido para publicação em uma revista científica da temática selecionada
Da Redação Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoverá, no próximo dia 24 de abril, a “Oficina de elaboração de artigos científicos segundo a ABNT”. São oferecidas 20 vagas gratuitas para servidores, colaboradores, estudantes de iniciação científica e de mestrado do Inpa, além de profissionais e alunos de outras instituições. As inscrições podem ser feitas no endereço https://www.doity.com.br/oficinaartigosinpa até o dia 20 de abril.
A oficina é uma inciativa da Biblioteca do Inpa, vinculada à Coordenação de Tecnologia da Informação (CTIN), e será ministrada pelo técnico do Inpa, o bibliotecário Jorge Luiz Cativo. A oficina será realizada no horário das 8h30 às 11h30, na Sala de Treinamento da própria Biblioteca, situada no campus I do Instituto, na rua Otávio Cabral, s/nº – Petrópolis, zona Sul de Manaus.
De acordo com Cativo, a oficina será desenvolvida em duas partes: uma teórica e uma prática. No primeiro momento, serão vistos os aspectos relativos à formatação e estruturação de um artigo científico segundo as normas da ABNT. Na parte prática, os participantes vão criar um esboço dos principais elementos que compõem um artigo científico. “Serão apresentados conhecimentos sobre a formatação, estrutura e elementos normativos que melhor orientem esse tipo de produção científica”, disse o bibliotecário.
Durante a oficina, os participantes definirão um tema e uma problemática que considerem importante para o desenvolvimento de suas pesquisas. A partir daí, serão elaborados objetivos, justificativa e coletadas citações a partir de fontes eletrônicas para um referencial teórico prévio. “A ideia é que, ao final do curso, cada participante tenha um esboço de artigo para, futuramente, após coleta ou aplicação da pesquisa, ser submetido para publicação em uma revista científica da temática selecionada”, explicou.
Cativo comenta que a falta de prática para a realização de atividades voltadas para produção científica tem sido um entrave para estudantes e profissionais envolvidos em pesquisas. “Principalmente para aqueles que desejam elaborar e submeter artigos científicos por meio eletrônico em algum periódico ou evento”, disse o bibliotecário.
Para a chefe da Biblioteca do Inpa, Yeda Penedo, a inciativa em realizar esta oficina foi pensando em promover e democratizar o saber, além de dinamizar a produção da informação científica. “Cumprindo, assim, o papel do profissional e da própria Biblioteca em contribuir com a disseminação e visibilidade de novos conhecimentos”.
De acordo com ela, a Biblioteca do Inpa não quer apenas ser vista como um local que oferte serviços de leitura e empréstimos de livros e revistas. “Mas, sim, como um espaço dinâmico e interativo com seu público alvo para que dessa forma possa haver uma troca de informação e geração de novos conhecimentos”, ressaltou.
Ainda segundo Penedo, este é o primeiro curso, dentre outros programados para 2015, que o setor pretende oferecer. Para ela, este curso, além de repassar informações, que gerarão dados e, após serem analisados, serão transformados em conhecimentos, trará mais credibilidade para a própria Biblioteca. “Porque será produzido um artigo, que, no futuro, irá compor o nosso acervo. É o que chamamos de círculo virtuoso da informação”, finalizou.
Redes Sociais