Inpa realizou treinamento de uso e manejo de extintores para os servidores do Instituto
A Técnica de Segurança no trabalho, Pollyanne Simas, informou que está programando, junto aos laboratórios e seus grupos de pesquisas, treinamentos para o uso de extintores e equipamentos de proteção, em todos os campus do Inpa
Da Redação Ascom Inpa
Com o objetivo de orientar os servidores que trabalham nas estações e reservas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), a Coordenação de Gestão de Pessoas do Inpa (COGP) por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, realizou um treinamento teórico e prático para o uso e manuseio correto dos extintores de incêndio, na Reserva Adolpho Ducke.
Durante o treinamento, a coordenadora de gestão de pessoas do Inpa, Maria do Carmo Lopes e a técnica em segurança do trabalho do Instituto, Pollyanne de Lima Simas, estiveram presente para acompanhar e explicar a importância e auxiliar o uso correto de extintores de incêndio e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Lopes ressaltou a responsabilidade institucional do Inpa na segurança dos servidores e pesquisadores no local de trabalho. “O Inpa está investindo na compra de equipamentos de proteção individual, na manutenção de extintores de incêndio e na preparação e capacitação dos servidores e pesquisadores para o uso adequado dos extintores”, disse Lopes. Que destacou ainda, a importância dos pesquisadores e servidores participarem dos treinamentos laborais que o instituto disponibiliza.
Uso correto de extintores e equipamentos de incêndio
No treinamento, a técnica em segurança do trabalho, Pollyanne de Lima Simas, explicou as técnicas utilizadas para o uso correto dos extintores, respeitando as classes de incêndio e seus métodos de extinção do fogo. Simas enfatizou a importância de os servidores utilizarem de forma adequada o equipamento na hora de uma emergência, os cuidados no manejo, e saber identificar os riscos existentes dentro do ambiente de trabalho.
Os servidores participaram também de uma prática de incêndio no campo da Reserva Ducke, utilizando extintores do tipo água pressurizada, pó químico seco e gás carbônico, onde foram preparados dois tambores contendo pedaços de madeira e combustível para simular o princípio de incêndio, reaproveitando os extintores antigos do Inpa para fazer o treinamento prático.
Na oportunidade, também foi realizado o treinamento quanto à importância do uso dos equipamentos de proteção, onde foram passadas orientações quanto à higienização e conservação dos equipamentos. Além disso, foi demonstrado também o uso certo de EPIs como, protetores auditivos e máscaras.
Redes Sociais