Inpa promove lª EcoCaminhada para estimular a prática de exercícios físicos entre os servidores
A lª EcoCaminhada será realizada nas dependências do campus I do Inpa, com concentração e saída na cantina do Instituto às 7h30 da manhã, do dia 18 de abril. O evento pretende reunir cerca de 300 participantes, entre servidores, alunos dos diversos programas de pós-graduação e familiares dos servidores do Inpa
Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
Banner: Denys Serrão/Ascom Inpa
Estimular os servidores para a prática regular de exercícios físicos, além de promover uma integração entre a comunidade e a natureza e entre os próprios servidores, são os objetivos da “lª EcoCaminhada Inpa 2015”, que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará no mês de abril. O evento faz parte das ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, projeto pioneiro instituído pela gestão do Inpa, que visa realizar atividades em prol da qualidade de vida do servidor.
Para a coordenadora de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa), Maria do Carmo Lopes, a EcoCaminhada será um momento de reflexão entre a comunidade e a natureza. “Porque o próprio ambiente do Inpa é adequado para esta atividade e nos proporciona esse contato direto com os animais e com a fauna que nos cerca”, disse Lopes.
Estão previstas as realizações de dois percursos. O percurso curto, com cerca de 1 quilômetro de extensão, é destinado às pessoas com pouca resistência física e para aquelas com problemas de mobilidade. Sairá da cantina, contornará os prédios da diretoria e passará pela portaria da rua Otávio Cabral e retornará para a cantina.
Já o percurso longo, em torno de 2,5 quilômetros, é destinado às pessoas com capacidade física mais resistente. Também sairá da cantina passando pelos tanques do peixe-boi, no Bosque da Ciência, descerá pela nova trilha do Bosque, numa extensão de cerca de 800 metros, percorrerá o Lago Amazônico, trilha ao lado do Paiol da Cultura, Lago do Poraquê, Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca e retornará à cantina.
Cuidado com a natureza
Durante o percurso longo, os participantes farão o plantio de mudas, para simbolizar qualidade de vida e o cuidado com a natureza do campus I do instituto. A EcoCaminhada também contará com o apoio de dois profissionais de educação física, a servidora do Inpa, Mirna Miyamoto, e Ítalo Vitor, da Associação dos Servidores do Inpa (Assimpa).
Segundo a técnica Lidiane Braz, da equipe organizadora do evento, a EcoCaminhada foi inspirada no servidor da Coordenação de Apoio Técnico e Logístico (CATL/Inpa), Hailton Nascimento. “Ele pratica caminhada todos os dias, pela manhã bem cedo, nas trilhas do Bosque da Ciência, antes de começar o seu expediente”, contou a servidora.
Para o servidor Hailton Nascimento, que pratica a ecocaminhada, há mais de três anos, nas dependências do Inpa, o ambiente é agradável e isso o motiva a praticá-la diariamente. “Sinto-me muito bem fazendo esse exercício e recomendo meus colegas a fazê-lo também. Posso afirmar que não existe exercício mais fácil de praticar do que caminhar. Não custa caro e pode ser feito a qualquer hora do dia”, comentou o servidor.
Inscrição
Os interessados em participar da “lª EcoCaminhada Inpa 2015” já podem se inscrever neste link enviando o formulário de inscrição até o próximo dia 13 de abril para o e-mail: hailton.nascimento@inpa.gov.br ou entregá-lo na CATL diretamente para o servidor Hailton Nascimento. É importante observar as recomendações constantes no formulário como: data de entrega das camisas, levar protetor solar, repelente e boné e, se possível, levar frutas para serem compartilhadas ao final do evento.
A EcoCaminhada conta com o apoio da Coordenação de Extensão (Coex), Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS) e CATL, por meio da Divisão de Suporte às Estações e Reservas (Deser).
Ações sociais
De acordo com Lopes, dentro do Programa de Qualidade de Vida pretende-se desenvolver ações sociais em prol de uma instituição filantrópica. Paralelamente à 1ª Ecocaminhada Inpa 2015 já está programada a realização de uma feijoada beneficente, no próximo dia 21 de abril (feriado de Tiradentes) com o objetivo de arrecadar fundos destinados ao Grupo de Teatro Sacy Itinerante, formado por crianças e jovens com deficiência física, visual e intelectual.
O grupo faz parte da Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (APPNE). A feijoada acontecerá na sede da Assinpa, a partir das 11h. Os ingressos podem ser adquiridos no Serviço de Administração de Recursos Humanos (SARH) ou COGP ao preço de R$10,00.
Redes Sociais