Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Em Santarém (PA), Inpa inicia capacitação para 50 produtores na área de piscicultura
Início do conteúdo da página
Notícias

Em Santarém (PA), Inpa inicia capacitação para 50 produtores na área de piscicultura

  • Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 18h15
  • Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 18h21

 

O objetivo é contribuir com a capacitação de recursos humanos na área da psicultura, formando multiplicadores do conhecimento em técnicas sobre piscicultura na região Norte do país

 

Por Karen Canto – Ascom Inpa

Foto: Acervo Elizabeth Gusmão

 

SitetambaquiFotoElizabethGusmãoAcervopesquisadoraInpa

 

A partir deste sábado (26) até o próximo (02), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) começa a capacitar cerca de 50 produtores que têm interesse na área de piscicultura, em Santarém, no Pará. Serão dois cursos: "Sanidade de Peixe" e "Qualidade de Água e Cultivo", além de palestras diversas.

 

Cada curso terá 25 participantes, entre produtores, alunos da rede pública e profissionais. No curso de Sanidade de Peixe, os participantes terão a oportunidade de aprender, por exemplo, quais doenças afetam os peixes cultivados na Amazônia e como identificá-las utilizando o microscópio.

 

Os cursos são coordenados pela pesquisadora do Inpa, Elisabeth Gusmão, e fazem parte das atividades do projeto “Implantação de Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia” (IUDAA). A atividade conta com a colaboração do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Inpa no Pará (Nappa) e é uma parceria do Instituto e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

 

Segundo Gusmão, objetivo é contribuir com a capacitação de recursos humanos na área da piscicultura, formando multiplicadores do conhecimento em técnicas sobre piscicultura na região Norte do país.

 

Além dos cursos, a capacitação terá as palestras “A importância da organização da cadeia produtiva da piscicultura”, pelo mestrando Eduardo Ono (CNA); "Qualidade da água X doenças de peixes", pela doutora Ana Lúcia Gomes, do Laboratório de Parasitologia de Animais Aquáticos (LAPAA/Ufam) e “Parasitos de peixes com potencial zoonótico”, ministrada pela doutora Sanny Porto Andrade Porto, do Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos/Departamento de Ciências Pesqueiras (Ufam).

 

Em Santarém, a capacitação conta com uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais do Inpa e de outras instituições públicas e privada que são parceiros do projeto. Outras capacitações do projeto na área de aquicultura já aconteceram em Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus.

 

As aulas teóricas e práticas serão dadas em período integral e acontecerão na Ufopa e na fazenda Estação Santa Rosa, localizada na Av. Mendonça Furtado n° 713, Prainha – Santarém (PA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página