Em Santarém (PA), Inpa inicia capacitação para 50 produtores na área de piscicultura
O objetivo é contribuir com a capacitação de recursos humanos na área da psicultura, formando multiplicadores do conhecimento em técnicas sobre piscicultura na região Norte do país
Por Karen Canto – Ascom Inpa
Foto: Acervo Elizabeth Gusmão
A partir deste sábado (26) até o próximo (02), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) começa a capacitar cerca de 50 produtores que têm interesse na área de piscicultura, em Santarém, no Pará. Serão dois cursos: "Sanidade de Peixe" e "Qualidade de Água e Cultivo", além de palestras diversas.
Cada curso terá 25 participantes, entre produtores, alunos da rede pública e profissionais. No curso de Sanidade de Peixe, os participantes terão a oportunidade de aprender, por exemplo, quais doenças afetam os peixes cultivados na Amazônia e como identificá-las utilizando o microscópio.
Os cursos são coordenados pela pesquisadora do Inpa, Elisabeth Gusmão, e fazem parte das atividades do projeto “Implantação de Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia” (IUDAA). A atividade conta com a colaboração do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Inpa no Pará (Nappa) e é uma parceria do Instituto e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Segundo Gusmão, objetivo é contribuir com a capacitação de recursos humanos na área da piscicultura, formando multiplicadores do conhecimento em técnicas sobre piscicultura na região Norte do país.
Além dos cursos, a capacitação terá as palestras “A importância da organização da cadeia produtiva da piscicultura”, pelo mestrando Eduardo Ono (CNA); "Qualidade da água X doenças de peixes", pela doutora Ana Lúcia Gomes, do Laboratório de Parasitologia de Animais Aquáticos (LAPAA/Ufam) e “Parasitos de peixes com potencial zoonótico”, ministrada pela doutora Sanny Porto Andrade Porto, do Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos/Departamento de Ciências Pesqueiras (Ufam).
Em Santarém, a capacitação conta com uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais do Inpa e de outras instituições públicas e privada que são parceiros do projeto. Outras capacitações do projeto na área de aquicultura já aconteceram em Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus.
As aulas teóricas e práticas serão dadas em período integral e acontecerão na Ufopa e na fazenda Estação Santa Rosa, localizada na Av. Mendonça Furtado n° 713, Prainha – Santarém (PA).
Redes Sociais