Inpa segue com 117 vagas para mestrado e doutorado e divulga resultado parcial do MPGAP
O Instituto possui dez programas de pós-graduação, dos quais o de Aquicultura é em associação com a Universidade Nilton Lins. Nesta terça-feira (25) foi divulgado o resultado da primeira fase da seleção do Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas
Por: Karem Canto – Ascom Inpa
Foto: Acervo Ascom Inpa
Até os dias 29 e 30 de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) segue com as inscrições abertas para o processo seletivo de oito dos dez Programas de Pós-Graduação, sendo sete cursos em nível de mestrado e três em nível de doutorado. Ao todo, são oferecidas 117 vagas, das quais nove são para doutorado e 108 para mestrado.
Os Programas de Pós-Graduação em Biologia (Ecologia/PPG-ECO), em Génetica, Conservação e Biologia Evolutiva (PPG-GCBEv) e em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT) são os únicos que estão com editais abertos para doutorado, com 2, 5 e 2 vagas, respectivamente. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e o ingresso dos candidatos está previsto para novembro deste ano.
No mestrado, os Programas de Pós-Graduação em Biologia (Ecologia/ PPG-ECO) e em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT) são os cursos com maior quantidade de vagas. Para o Mestrado em Ecologia são oferecidas 23 vagas. As provas de conhecimento específico serão realizadas no dia 8 de novembro, pela manhã, e a de suficiência em língua estrangeira, à tarde, do mesmo dia.
Para o PPG-CFT são oferecidas 20 vagas. As provas serão realizadas em três etapas, sendo duas eliminatórias e uma classificatória. As etapas eliminatórias consistirão em duas provas escritas (conhecimentos específico e de língua inglesa), que também acontecerão no dia 8 de novembro, e análise da carta de candidatura e entrevista. A terceira etapa será a análise de currículo.
Além do PPG-ECO e do PPG-CFT, o Inpa continua até o fim de setembro com editais abertos para a seleção de 65 vagas em outros cinco cursos de Mestrado: Agricultura no Trópico Úmido (12 vagas), Botânica (11 vagas), Biologia de Água Doce e Pesca Interior (18 vagas),Clima e Ambiente, programa em associação com a Universidade do Estado do Amazonas (10 vagas), e Entomologia (14 vagas).
O processo seletivo para o Mestrado acontecerá nas seguintes cidades: Manaus, Parintins, Tefé e Tabatinga, no Amazonas (AM), Altamira, Santarém e Belém (PA), Araguatins (TO), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Sinop e Cuiabá (MT), Londrina (PR), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória da Conquista e Salvador (BA),São Luís (MA), Vitória (ES), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Colorado do Oeste e Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC).
Resultado
O resultado das provas da primeira fase do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas (MPGAP), que ficou com as inscrições abertas no período do dia 22 de maio a 1º de julho deste ano, foi divulgado nesta terça-feira (25). Ao todo, 15 vagas foram destinadas à concorrência pública, sendo cinco destinadas a candidatos de outros países que compõem a Bacia Amazônica. O resultado da segunda fase sairá no dia 31 de julho.
Redes Sociais