Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mestrandos do Inpa realizam curso inédito na região Norte de formação em entomologia

• Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2017, 17h36
  • Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2017, 09h22

“Os graduandos foram atraídos pela oportunidade de aprender mais sobre os insetos na região amazônica”,  diz a mestranda Thais Almeida, uma das organizadora do curso

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Fabricio Baccaro e Francisco Felipe Xavier Filho

SiteFotodeFranciscoFelipeXavierFilhoAcervoInpa

Graduandos de ciências biológicas e áreas correlatas, interessados no estudo de artrópodes, de diversas partes do país participarão, a partir desta segunda-feira (17) até o dia de 28 de julho, de um curso inédito na região Norte de formação básica em entomologia (estudo dos insetos). Trata-se do I Curso de Entomologia na Amazônia (Ceam), idealizado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

Segundo a mestranda Thais Almeida, um das organizadoras do evento, este é o terceiro curso do tipo realizado no Brasil, porém, é a primeira vez que um curso com esta temática é oferecido na região Norte. Ela explica que apesar de ter como principal público alvo estudantes de universidade públicas e particulares da região Norte, parte dos inscritos são alunos de outras regiões do Brasil. “Os graduandos foram atraídos pela oportunidade de aprender mais sobre os insetos na região amazônica”, diz.

Ao todo, 36 candidatos e ouvintes foram selecionados para participar do curso, que contemplará o estudo de artrópodes em suas várias interfaces, desde a taxonomia, sistemática, biogeografia, ecologia, biologia e até áreas aplicadas, como o controle biológico, entomologia agrícola e a importância dos insetos como modelos nas diversas áreas do saber biológico.

Pela manhã, acontecem as palestras, no auditório da Biblioteca do Inpa (Campus I) e, à tarde, os minicursos, que serão realizados no laboratório de aula prática do PPG de Entomologia (Campus II).

Paraponeraclavata1FotoFabricioBaccaro

Os insetos são o grupo mais diverso do planeta tendo uma grande importância, não só para os sistemas ecológicos, como também para o homem em função de sua importância médica (vetores de doenças) e também agrícola (pragas e controladores de pragas).

A mestranda comenta que a quantidade de pesquisadores que atuam na área ainda é pouca se comparada a mais de um milhão de espécies já descritas de insetos, e cursos como este são uma forma de atrair cada vez mais estudantes a serem futuros entomólogos.

Sob a coordenação do professor e pesquisador do Inpa, o Dr. José Albertino Rafael, a organização do curso é composta por dez alunos da pós-graduação que trabalham com diversos grupos de insetos.