Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diretores da OTCA se reúnem no Inpa em busca de apoio para estruturação do Sistema de Informação Integrado Amazônico
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretores da OTCA se reúnem no Inpa em busca de apoio para estruturação do Sistema de Informação Integrado Amazônico

  • Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 11h23
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2015, 11h24

"A ideia é trocar informações e realizar ações conjuntas e desenvolver um trabalho regional para toda a Amazônia, principalmente, na área da biodiversidade”, disse o coordenador de Ciência, Tecnologia e Educação da OTCA, Germán Gomez

Por Luciete Pedrosa /Ascom Inpa

Buscar apoio e mostrar os avanços na estruturação do Sistema de Informação Integrado Amazônico do projeto Gerenciamento Integrado e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços na Bacia do Rio Amazonas (GEF-Amazonas). Estes foram os objetivos da reunião, que os diretores da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) mantiveram, nessa quarta-feira (8), na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), com o diretor do instituto, o pesquisador Luiz Renato de França, juntamente com o Instituto de Investigación de la Amazonia Peruana (IIAP) e o Instituto Amazonico de Investigaciones Cientificas Sinchi (da Colômbia).

OTCA 2

De acordo com o diretor do Inpa, a partir das discussões da reunião, os diretores da OTCA recolherão dados, que serão levados para a próxima reunião dessa organização intergovernamental, no dia 22, no Suriname, como forma de contribuir para a construção de um Sistema de Informação Integrado Amazônico, e que servirá de base para a implementação da proposta de um Observatório Regional Amazônico. “É um privilégio sediar uma reunião tão importante da OTCA e que se traduz num evento catalisador que beneficiará a Amazônia com um todo”, disse França.

Para Germán Gomez, espera-se o apoio do Inpa, do IIAP e do Sinchipara ajudar a OTCA a estruturar o Sistema de Informação Amazônico e estabelecer uma sinergia de trabalho conjunto com estes institutos de pesquisas. “A ideia é trocar informações e realizar ações conjuntas e desenvolver um trabalho regional para toda a Amazônia, principalmente, na área da  biodiversidade”, disse Gomez.

 

OTCA

O Sistema de Informação Integrado Amazônico vem sendo construído com apoio do IIAP. O Sistema consiste em uma plataforma que integra e permite o acesso a bancos de dados e sistemas de informações existentes nos países amazônicos integrantes da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, peru, Suriname e Venezuela), possibilitando a consolidação de informações regionais. Além disso, o sistema coletará as informações de pesquisas para a geração de conhecimentos sobre as riquezas naturais e a biodiversidade da Amazônia para o desenvolvimento viável e sustentável da região.

A OTCA e a coordenação do projeto GEF-Amazonas vêm trabalhando para a implementação do   Sistema de Informação Integrado a fim de  constituir-se em uma ferramenta de trabalho que facilite as atividades do Observatório Regional Amazônico.

O GEF-Amazonas é um projeto financiado com recursos do Global Environment Facilicy executado por oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, sendo que, no Brasil, essa incumbência está a cargo da Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo Maria Apostolova, o objetivo do GEF-Amazonas é fortalecer o marco institucional para planejar e executar, de uma maneira coordenada, atividades de proteção e gerenciamento sustentável de solo e dos recursos hídricos na Bacia do Rio Amazonas.  

O vice-coordenador da Coae/Inpa, José Laurindo dos Santos, explica os diretores da OTCA vieram buscar apoio institucional do Instituto e se certificarem de que o Sistema de Informação Integrado Amazônico se adequa aos parceiros que integram a OTCA. Ele garante que o Inpa se adequa ao sistema que vem sendo construído. “O Inpa está plenamente adequado a este sistema, porque as soluções do Instituto são de maior vanguarda do que foi proposto pelo projeto”, afirma Santos.

Segundo Santos, o Inpa detém uma infraestrutura computacional para pesquisa na Amazônia de melhor desempenho e com uma tecnologia de ponta com uma rede de última geração. Além disso, possui uma excelente equipe técnica e atende cerca de 2.500 usuários. O Inpa também realiza uma integração de sistemas com vários organismos internacionais em tempo real e apoia os núcleos de pesquisas em  outros Estados. “E as soluções tecnológicas e de desenvolvimentos de pesquisas que o Inpa desenvolve está em nível mundial”, garante Santos.

OTCA 3

Estiveram presentes na reunião, o diretor executivo da OTCA, Mauricio Dorfler; o presidente do IIAP, Keneth Reategui; o assessor da presidência do Sinchi, Marco Erlech; o coordenador do Programa de Sustenbilidader e Bioinformática/Sinchi, Uriel Murcia; o diretor de Bioinformação da OTCA, Isaac Ocampo; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Educação, da OTCA,  Germán Gomez; e a coordenadora do Projeto de Gestão de Recursos Hídricos da Amazônia, Maria Apostolova.

OTCA 4

Também participaram da reunião, além do diretor do Inpa, Luiz Renato de França; o vice-diretor,  Luis Antonio de Oliveira; o coordenador de Cooperação e Intercâmbio (Coci), Luis Basílio; o vice-coordenador de Ações Estratégicas (Coae), José Laurindo dos Santos; a coordenadora de Pesquisas e Acompanhamento das Atividades Finalísticas (CPAF), Hilânida Cunha;  o coordenador de Tecnologia da Informação (CTIN), Ricardo Luis Rocha; e o chefe de gabinete, Sergio Guimarães. 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página