Inpa recebe Comenda do Mérito Amazônico da Sudam em reconhecimento à atuação na região
A condecoração foi recebida pelo chefe do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (Nappa), com sede Santarém, o Dr. Jorge Ivan Rebelo Porto, na última sexta-feira, em Belém
Da Redação - Ascom Inpa
Foto: Alex Ribeiro - Sudam
Em reconhecimento à atuação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) na região, uma Comenda do Mérito Amazônico foi concedida ao Instituto pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A condecoração foi recebida pelo chefe do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (Nappa), com sede Santarém, o Dr. Jorge Ivan Rebelo Porto, na última sexta-feira (23), em Belém, durante 16ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudam (Condel).
A Comenda do Mérito Amazônico foi criada pela Resolução nº 42, de 19 de dezembro de 2014, e destina-se a agraciar pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que tenham notáveis serviços prestados ao desenvolvimento da Amazônia Legal.
Para Porto, a Comenda se reveste de um “valor simbólico espetacular” levando-se em conta que está sendo oferecida por uma Superintendência da Amazônia com sede em Belém. “O fato de Inpa possuir um escritório no Pará agregará mais valor às ações de pesquisa e desenvolvimento que o Instituto pretende imprimir no Oeste do Pará, ou seja, em Santarém e arredores, por intermédio de sua representação local, o Nappa”.
O chefe da representação do Inpa, em Santarém, explica que, apesar do Nappa ser um escritório de apoio à pesquisa com ações limitadas, tem buscado estabelecer parcerias com instituições locais em prol da melhoria da qualidade de vida da população e na conservação da biodiversidade.
Nesse sentido, Porto destaca algumas parcerias, a exemplo do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), com o qual o Inpa colabora no processo de gestão da Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós), além da cooperaçao técnica com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na área da biodiversidade e no campo da informática, no gerenciamento logístico e científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), em Santarém.
Porto também cita o apoio, recentemente, às ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) em três aldeias indígenas Munduruku localizadas na Flona Tapajós. “Além disso, o Nappa está intermediando uma nova parceria com a Ufopa, na área de aquicultura, e com o Instituto Federal do Pará (IFPA), em Santarém, na área de Sistemas Agroflorestais e cultivo de açaí”, diz
Redes Sociais