Alunos de escola japonesa inauguram Jardim das Borboletas com plantio de flores, no Bosque
A comitiva japonesa foi recebida pela coordenadora de Tecnologia Social, Denise Gutierrez, que deu as boas-vindas em nome do Inpa
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Ricardo Hossoe
Com a presença do vice-cônsul do Japão em Manaus, Yoshinari Oda, e do vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas, Iuquio Ashibe, alunos da Escola Japonesa de Manaus realizarm, nesta quarta-feira (21), o plantio de flores, durante a inauguração do Jardim das Borboletas, na área do Lago Amazônico, dentro do Bosque da Ciências do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). A ação foi uma parceria com a empresa de turismo do Japão JTB.
A comitiva japonesa foi recebida pela coordenadora de Tecnologia Social, Denise Gutierrez, que deu as boas-vindas em nome do Inpa. “É um prazer receber, sobretudo, a população jovem. Temos muito projetos educativos voltados para crianças e adolescentes porque privilegiamos as novas gerações por entender que é isso que traz a sustentabilidae no futuro para a conservação ambiental”, disse.
Segundo o gerente de atendimento da Quickly Travel, uma agência do grupo JTB, a ação faz parte do “Projeto JTB por um mundo mais brilhante”, que existe há 35 anos no Japão. Desde 2012, a atividade é realizada por outras empresas do grupo pelo mundo e já envolveu mais de 130 mil pessoas. Esta é a primeira vez que a empresa realiza a atividade em Manaus.
“Temos uma gratidão muito grande com o Inpa, que é uma instituição importante para nós, empresários”, disse Iuquio Ashibe. “Muitas vezes sinto que o Instituto não é reconhecido como deveria ser. Acredito que uma parceria com os empresários poderia ser divulgado para a sociedade brasileira e internacional o trabalho que o Inpa desenvolve”, destacou o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas, que é uma entidade de 33 associados das empresas que vieram do Japão.
A ação contou com o apoio do Projeto Museu na Floresta, uma parceria do Inpa com a Universidade de Kyoto (Japão) e da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas. Também colaboraram com a iniciativa a empresa de reciclagem Rio Limpo, que doou os pneus para ornamentação, e a Flora Rosa Menina, que ajudou na concepção do Jardim das Borboletas, que fica numa área de cerca de 100 metros quadrados.
Segundo o líder da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas, Paulo Maciel, foram doadas 260 mudas de cinco espécies de flores para o Jardim das Borboletas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) também doou parte das mudas.
Redes Sociais