Mestrandos de Roraima conhecem práticas de gestão de propriedade intelectual do Inpa
Para a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, Noelia Falcão, o convite da UFRR é o reconhecimento de um trabalho que o Instituto vem desenvolvendo desde 2002 na contribuição para a Inovação na região
Por Luciete Pedrosa (texto e foto)– Ascom Inpa
Até sexta-feira (23), sete alunos do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) da Universidade Federal do Roraima (UFRR) realizam atividades na Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) para conhecerem as práticas desenvolvidas na gestão da política de propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
Como em Roraima não há nenhuma instituição que possa oferecer este aprendizado, o Inpa recebeu os alunos que devem cumprir uma carga horária de 50 horas/aula. Na semana passada, eles estiveram na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) onde passaram 40 horas.
Para a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, Noelia Falcão, o convite da UFRR é o reconhecimento de um trabalho que o Instituto vem desenvolvendo desde 2002 na contribuição para a Inovação na região. “O Instituto é um protagonista nesse movimento do sistema local de Inovação. Mesmo antes da Lei de Inovação, o Instituto já realiza eventos que possibilitava a capacitação de pessoas nessa área”, destaca.
Falcão explica que, hoje, além da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Coeti), o Inpa aloja o Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci/MCTIC), que possibilita as pessoas se inteirar sobre este assunto importante para o desenvolvimento da região e do país.
Para o professor do Instituto Federal de Roraima, o mestrando Wilson Alves, o intercâmbio no Inpa dará uma grande base para atuar nessa área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. “Já vimos várias disciplinas no mestrado e estamos tendo a oportunidade de associar a teoria vista em sala de aula em Roraima com a prática aqui, no Inpa”, diz.
Redes Sociais