Semana do Meio Ambiente oferece observação astronômica noturna neste fim de semana
Os visitantes do Bosque da Ciência terão a oportunidade de ver a lua na fase minguante, planetas e aglomerados estelares. O espaço de visitação pública do Inpa está com entrada gratuita até domingo
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Clube de Astronomia – Acervo
Quem gosta ou tem interesse de observar o céu terá uma boa oportunidade neste fim de semana. No sábado e domingo (10 e 11), o visitante do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) poderá ver através de dois telescópios os astros visíveis – como estrelas e planetas. Serão duas horas de observação astronômica noturna, com a atividade acontecendo das 19h às 21h.
A observação astronômica é gratuita e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Inpa. A “experiência” com os corpos celestes será conduzida pelos monitores do Clube de Astronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que é um projeto de extensão da Instituição. Meia hora antes, nos dois dias, terão início as caminhadas noturnas para observação de pássaros. Durante toda a semana uma variada programação está acontecendo no bosque.
De acordo com um dos coordenadores do Clube de Astronomia da Ufam, Vinícius da Costa, do 3ª período do curso de Física, atualmente é possível ver, Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar, e no sábado, a partir das 19h, o público poderá acompanhar o nascimento da lua na fase minguante. “Também poderemos ver aglomerados de estrelas, como o Ômega Centauri que o maior aglomerado globular conhecido”, adianta Costa.
Na oportunidade, será possível conhecer como funciona o universo, trocar experiência com os observadores de astronomia amadores e ainda tirar dúvidas com os monitores. Atividade semelhante o Clube de Física oferece todas as quartas-feiras, às 18h, no campo de futebol, da Faculdade de Educação Física da Ufam. A proposta do Clube é aproximar a Astronomia da população.
Curiosidade
Uma curiosidade sobre registros astronômicos aqui no Amazonas é o fato ocorrido na manhã de 13 de agosto de 1930, na região do rio Curuça, próximo à fronteira com o Peru, quando meteoritos explodiram pouco acima do solo e abriram um cratera de 1 quilômetro de diâmetro na floresta amazônica. O relato é encontrado no livro História da Astronomia no Brasil, disponível gratuitamente no site do Museu Nacional de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTIC).
Inscrições
Todas as atividades realizadas em grupo na Semana do Meio Ambiente do Inpa – como caminhadas para observação de pássaros, trilhas para observação de insetos, observação astronômica e oficina para maquiagem sustentável intuitiva – precisam de inscrição.
Os interessados podem se inscrever pelo email coext.inpa@gmail.com ou ligar para (92) 3643-3135, exceto para a oficina de maquiagem que é feita diretamente com o instrutor, o biólogo e artista Emerson Pontes (Uýra), por meio dos seguintes contatos: emersonpontesbio@gmail.com ou (92) 99425-5511.
Bosque da Ciência
O Bosque da Ciência está localizado na Rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis. Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30 e sábado e domingos das 9h às 16h. Ás segundas-feiras, o espaço de visitação pública do Inpa é fechado para manutenção. Por ano, o bosque recebe cerca de 150 mil visitantes. A coordenação do espaço orienta o visitante usar roupa confortável e sapato fechado, como tênis.
Redes Sociais