Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Camerata de Ukulelê abre Semana do Meio Ambiente do Inpa, no Bosque da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Camerata de Ukulelê abre Semana do Meio Ambiente do Inpa, no Bosque da Ciência

  • Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 15h59
  • Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 17h09

A apresentação do grupo mesclou vários ritmos ao som do ukulelê, um instrumento havaino confeccionado com o reaproveitamento de madeiras caídas, resultado do projeto realizado em 2011-2012 no Inpa “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia”

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Ciência, arte e tecnologia. Nesse tom a Camerata de Ukulelê de Manacapuru abriu a Semana de Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), no último domingo (4), no Bosque da Ciência. A partir desta terça-feira (6), começa o ciclo de palestras “O que eu faço pelo meio ambiente?”, na Casa da Ciência, às 10h. Também terão sessões no Planetário (à tarde) e observação noturna com o Clube de Astronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), às 19h. A programação da Semana prossegue até no próximo domingo (11).

SiteCamerataUkulelê

A apresentação do grupo mesclou vários ritmos ao som do ukulelê, um instrumento havaino confeccionado com o reaproveitamento de madeiras caídas, resultado do projeto realizado, em 2011-2012, no Inpa “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia”.

Para a estudante Thayla Silva Costa, uma das integrantes da Camerata de Ukulelê, o projeto foi uma aprendizagem que a ajudou na sua vida pessoal e profissional. “Se não fosse o projeto a minha vida, hoje, não teria sido a mesma e agradeço o incentivo recebido pela dra. Claudete Catanhede, diz. “Foi um processo de aprendizagem muito grande”, completa a universitária de Matemática na Ufam.

SitePabloLeitãocomoukulelê

“Quando o projeto terminou em 2012 queríamos dar a outros jovens a oportunidade que tivemos de repassar o conhecimento que adquirimos por meio da música e de palestras em escolas”, explica o estudante de engenharia civil na Uninorte, Pablo Leitão, também integrante da Camerata. Segundo ele, os trabalhos do projeto continuam com a arte de confecção do ukulelê (lutheria), inclusive com encomendas de outros estados.

Para a dona de casa Lisia Polido, que esteve visitando o Bosque com a família e assistiu à apresentação da Camerata de Ukulelê, o projeto é um incentivo para a juventude. “É um projeto belíssimo e valoroso que direciona o jovem para uma coisa superbacana como a música e com o reaproveitamento de madeiras e que também que pode gerar, no futuro, uma profissão”, diz.

Programação

De terça a sábado, sempre às 10h, acontecerá a palestra “O que eu faço pelo Meio Ambiente?” com Nailton Lopes (agrotóxicos/FVS/Susam), Wilson Spironello (primatas/Inpa), Mario Cohn-Haft (aves/Inpa) Marcio Luiz de Oliveira (abelhas/Inpa) e Anselmo D'Affonseca (fotos de pássaros/Inpa). A atividdade acontece na Casa da Ciência. Na programação também estão incluídas sessões no Planetário e observação de astronomia noturna.

Também nesta terça-feira a partir das 9h, está programada uma trilha guiada para jovens e crianças para observação do comportamento de alguns animais com ênfase nos insetos, no Bosque da Ciência. A atividade será conduzida pelo doutor em Biologia (entomologia) Alexandre Somavilla e a equipe de entomologia do Inpa. À noite do mesmo dia, às 19h, acontecerá outra trilha destinada aos universitários. É necessário que os participantes das trilhas e caminhadas estejam com sapatos fechados e levem lanterna (trilha/caminhada noturna). Serão formados grupos de 20 a 30 pessoas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página