Camerata de Ukulelê abre Semana do Meio Ambiente do Inpa, no Bosque da Ciência
A apresentação do grupo mesclou vários ritmos ao som do ukulelê, um instrumento havaino confeccionado com o reaproveitamento de madeiras caídas, resultado do projeto realizado em 2011-2012 no Inpa “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia”
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Ciência, arte e tecnologia. Nesse tom a Camerata de Ukulelê de Manacapuru abriu a Semana de Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), no último domingo (4), no Bosque da Ciência. A partir desta terça-feira (6), começa o ciclo de palestras “O que eu faço pelo meio ambiente?”, na Casa da Ciência, às 10h. Também terão sessões no Planetário (à tarde) e observação noturna com o Clube de Astronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), às 19h. A programação da Semana prossegue até no próximo domingo (11).
A apresentação do grupo mesclou vários ritmos ao som do ukulelê, um instrumento havaino confeccionado com o reaproveitamento de madeiras caídas, resultado do projeto realizado, em 2011-2012, no Inpa “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia”.
Para a estudante Thayla Silva Costa, uma das integrantes da Camerata de Ukulelê, o projeto foi uma aprendizagem que a ajudou na sua vida pessoal e profissional. “Se não fosse o projeto a minha vida, hoje, não teria sido a mesma e agradeço o incentivo recebido pela dra. Claudete Catanhede, diz. “Foi um processo de aprendizagem muito grande”, completa a universitária de Matemática na Ufam.
“Quando o projeto terminou em 2012 queríamos dar a outros jovens a oportunidade que tivemos de repassar o conhecimento que adquirimos por meio da música e de palestras em escolas”, explica o estudante de engenharia civil na Uninorte, Pablo Leitão, também integrante da Camerata. Segundo ele, os trabalhos do projeto continuam com a arte de confecção do ukulelê (lutheria), inclusive com encomendas de outros estados.
Para a dona de casa Lisia Polido, que esteve visitando o Bosque com a família e assistiu à apresentação da Camerata de Ukulelê, o projeto é um incentivo para a juventude. “É um projeto belíssimo e valoroso que direciona o jovem para uma coisa superbacana como a música e com o reaproveitamento de madeiras e que também que pode gerar, no futuro, uma profissão”, diz.
Programação
De terça a sábado, sempre às 10h, acontecerá a palestra “O que eu faço pelo Meio Ambiente?” com Nailton Lopes (agrotóxicos/FVS/Susam), Wilson Spironello (primatas/Inpa), Mario Cohn-Haft (aves/Inpa) Marcio Luiz de Oliveira (abelhas/Inpa) e Anselmo D'Affonseca (fotos de pássaros/Inpa). A atividdade acontece na Casa da Ciência. Na programação também estão incluídas sessões no Planetário e observação de astronomia noturna.
Também nesta terça-feira a partir das 9h, está programada uma trilha guiada para jovens e crianças para observação do comportamento de alguns animais com ênfase nos insetos, no Bosque da Ciência. A atividade será conduzida pelo doutor em Biologia (entomologia) Alexandre Somavilla e a equipe de entomologia do Inpa. À noite do mesmo dia, às 19h, acontecerá outra trilha destinada aos universitários. É necessário que os participantes das trilhas e caminhadas estejam com sapatos fechados e levem lanterna (trilha/caminhada noturna). Serão formados grupos de 20 a 30 pessoas.
Redes Sociais