Inpa participará de seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade na UEA
Durante o seminário, que começa hoje (07), a UEA receberá, do Grupo Italiano A21G, uma usina de energia renovável, e será a primeira instituição do Brasil a receber este tipo de sistema, segundo a coordenadora do SINTES, Erleide Parente
Da redação da Ascom
Logo: SINTES
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), participará da primeira edição do Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade (SINTES), realizada pelo Grupo Italiano A21G, que acontecerá na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de 7 a 10 de Abril, na EST/UEA, av. Darcy Vargas, n° 1200.
Durante quatro dias o SINTES Promoverá um ambiente de ampla difusão de conhecimento, com o objetivo de introduzir novos produtos avançados na área de tecnologia e sustentabilidade ao mercado consumidor, por meio de cursos, mesa redonda, oficinas e visitas técnicas, que proporcionará grande interação de pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas.
Para o coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno, que palestrará sobre “Biodiversidade e Inovação na Amazônia: Transpondo Fronteiras”, no dia 10 de abril, às 13h30, a participação do instituto no evento muito contribuirá com o tema proposto, pois o instituto há bastante tempo desenvolve tecnologia e sustentabilidade na região.
“O Inpa vem pesquisando a Amazônia há 60 anos, descobrindo a diversidade, entendo as inter-relações entre fauna e flora e estudando as possibilidades de uso sustentado, quer no manejo do ambiente ou em sistemas de produção, evidenciando a importância do conhecimento técnico-científico como elemento essencial para fundamentar as atividades produtivas regionais e para acompanhar seus efeitos”, comentou.
O pesquisador ressalta que o desenvolvimento tecnológico vem fazendo parte das pesquisas do instituto nas ultimas décadas, associando diversidade, potencial de produção, tecnologias sociais apropriadas e mercado.
Durante todo o evento será realizada também a 1ª edição da Feira de Exposição, espaço aberto ao público, destinado às empresas colaboradoras onde permitirá a demonstração de produtos e a divulgação da marca em estandes. Além disso, os visitantes e convidados terão acesso à Arena do Conhecimento que proporcionará a oportunidade de participar gratuitamente de um circuito de apresentações curtas com temas inovadores, por meio de palestras e interação localizada no espaço da feira.
Usina de Energia Renovável
Universidade do Estado do Amazonas, recebera do Grupo Italiano A21G uma usina de energia renovável que apresenta um sistema fotovoltaico que é projetado e proporcionado com 6 kW/h de potência de pico, já que este tamanho fornecerá a máxima utilidade possível.
Segundo a coordenadora do Sintes, Erleide Parente, a UEA será a primeira instituição do Brasil a receber este tipo de sistema, e que se espera grandes benefícios com sua implementação, principalmente ao que concerne ao avanço da tecnologia e inovação para a região amazônica.
Redes Sociais