Inpa capacita 230 professores da Seduc na aprendizagem sobre alimentação saudável
O objetivo da capacitação é avaliar e capacitar os professores sobre nutrição para promover e estimular a aprendizagem sobre a alimentação saudável com os alunos
Por Karem Canto – Ascom Inpa
Foto: acervo pesquisadora
Você já pensou em aliar nutrição e matemática ou então nutrição com geografia? Foi pensando em agregar os conhecimentos da sala de aula com a boa prática da alimentação saudável que a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), a nutricionista Dionísia Nagahama, capacitará professores do ensino fundamental I de escolas da rede pública do Estado. A atividade acontece nesta sexta-feira (19) e contará com a participação de 230 professores.
“Podemos usar a matemática para falar de porções, falar sobre o percentual de um alimento que é jogado fora; podemos trabalhar com cores. A professora de geografia pode pedir uma pesquisa dos alunos sobre os alimentos que sua avó e sua mãe faziam quando moravam em determinado lugar e que não fazem mais. Esses são alguns exemplos, mas a variedade é enorme”, conta a pesquisadora.
A capacitação intitulada de Estratégia de Educação Alimentar e Nutricional para professores da Seduc será realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, no Bairro Educandos, zona Sul de Manaus, a partir das 7h30. Serão 12 horas de atividades.
Na oportunidade, serão trabalhados os seguintes temas: Importância da Alimentação Infantil, Alimentação Escolar, Noções Básicas de Nutrição - Nutrientes, Funções, Fontes, Grupos Alimentares, Alimentação saudável, segundo o Guia Alimentar para a população brasileira; e A Importância do Professor na Formação de Hábitos Alimentares Saudáveis.
O objetivo da capacitação é avaliar e capacitar os professores sobre nutrição para promover e estimular a aprendizagem sobre a alimentação saudável com os alunos. A atividade será dividida em etapas.
No primeiro momento, será realizado o diagnóstico sobre o nível de conhecimento dos professores sobre as noções básicas de nutrição e alimentação saudável. Em seguida, a capacitação dos professores ocorrerá de acordo com os temas propostos, com direito a dinâmicas em grupos para que os professores identifiquem como cada um pode trabalhar dentro da sua área.
Segundo a pesquisadora do Inpa, a atuação dos professores na formação da alimentação saudável dentro das disciplinas deles é fundamental para que haja a conscientização dos alunos. “Por se tratar de escolas de período integral, os professores passam a maior parte do tempo com alunos. Eles devem ser os maiores incentivadores dos alunos” afirma Nagahama.
Redes Sociais