No aniversário de 20 anos do Bosque da Ciência, Inpa recebe alunos da rede pública para 1° circuito da Ciência do ano
“A parceria com a Petrobras nos projetos executados pelo Inpa é muito importante, e por isso pretendemos discutir outras ações para que essa parceria se fortaleça cada vez mais”, enfatizou o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França em seu discurso de boas vindas aos alunos que participaram do circuito da ciência
Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias/Ascom Inpa
O aniversário de 20 anos do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foi marcado pela primeira edição de 2015 do Projeto Circuito da Ciência, na manhã desta quarta-feira (1º de abril), onde cerca de 300 alunos da rede pública de ensino participaram das festividades.
A comemoração contou com a participação do diretor do Inpa Luiz Renato de França, do coordenador de Extensão do Inpa Carlos Bueno, e dos parceiros do Projeto Circuito da Ciência, o representante da Moto Honda da Amazônia o engenheiro ambiental Mario Cesar Souza, e o novo gerente geral da Refinaria de Manaus Isaac Sabbá/Petrobras Daniel Carlos Violatti. Também esteve presente, o deputado estadual Luís Castro, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Para o diretor do Inpa, este é um momento especial ao comemorar os 20 anos do Bosque da Ciência, que segundo ele, é o cartão postal do Instituto. “E, mais especial, ainda, é poder receber todos os meses os cerca de 300 alunos de escolas públicas e contribuir para a formação dos adolescentes e despertá-los para a consciência ambiental”, disse o diretor.
De acordo com a coordenadora do Bosque da Ciência Fernanda Reis, um dos principais atrativos neste aniversário do bosque, além do Projeto Circuito da Ciência, foi a abertura do Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa), inaugurado recentemente, e que nesta manhã abre suas portas para a visitação pública. “Nessa comemoração dos 20 anos do Bosque, esperamos desenvolver novos trabalhos para continuar divulgando as pesquisas, nesse espaço tão importante para a divulgação científica”, disse Reis.
O Bosque da Ciência foi criado em 1º de abril de 1995 com o objetivo de promover a ciência e a educação ambiental de modo a estimular o interesse dos visitantes pela preservação do meio ambiente. “Nestes últimos 20 anos, já passaram pelo Bosque da Ciência cerca de 1,6 milhão de visitantes nacionais e internacionais”, comentou Bueno, lembrando que o Bosque foi, recentemente, reconhecido com o Prêmio Traveleres's Choice, do site de busca de viagens TripAdvisor, como um dos melhores zoológicos e aquários do Brasil (3º lugar) e o sétimo na lista dos 25 da América do Sul.
Projeto Circuito da Ciência
Esta é a primeira edição de 2015 do Projeto Circuito da Ciência, um projeto de educação ambiental que visa despertar a sensibilização e a popularização da Ciência. “Esta é a 151ª edição do projeto e, nestes 16 anos, o Circuito da Ciência já beneficiou cerca de 58 mil estudantes da rede pública de ensino”, explica o coordenador do circuito da ciência Jorge Lobato, acrescentado que até o fim deste ano 40 escolas e 3 mil alunos participarão do Circuito.
O Projeto é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia. Recebe o apoio do governo do Estado do Amazonas, por meio da secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Também recebe o apoio do laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea), da Associação dos servidores do Inpa (Assimpa), do Serviço Social do comércio (Sesc/AM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-Cola e Brothers.
Durante a realização do evento, o diretor do Inpa comentou que a participação da Petrobras, no Projeto Circuito da Ciência é de suma importância. “A parceria com a Petrobras nos projetos executados pelo Inpa é muito importante, e por isso pretendemos discutir outras ações para que essa parceria se fortaleça cada vez mais”, enfatizou França.
Na opinião do gerente geral da Refinaria de Manaus, Daniel Violantti, o Projeto Circuito da Ciência está associado à visão e missão da Petrobras e vincula-se ao tripé de responsabilidade social, ambiental e econômica totalmente voltado aos valores da empresa. O gerente garantiu que é interesse da Petrobras dar continuidade aos projetos em parceira com o Inpa. “Na verdade, a Petrobras tem três projetos dentro do Inpa e vamos dar continuidade ao Projeto Circuito da Ciência em 2015”, disse.
Nessa edição do Projeto Circuito da Ciência, participaram alunos das escolas estaduais Almirante Ernesto de Mello Baptista (Vila Buriti), Eunice Serrano Telles de Souza (centro da cidade), Escola Estadual de Tempo Integral Cinthia Régia Gomes do Livramento (Grande Vitória) e Zulmira Bitencourt (no São Jorge).
De acordo com a professora Jucelia Lima Paredes, da Escola Estadual Zulmira Bitencourt, este projeto é muito importante para a comunidade e para os alunos, porque eles veem na prática como é produzida ciência e como se faz pesquisa. “É importante que eles conheçam como é o dia a dia de um instituto de pesquisa e transmitam esse conhecimento que adquiriam neste espaço”, disse a professora.
Redes Sociais