Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa com seres humanos é o tema da terceira Roda de Conversa do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisa com seres humanos é o tema da terceira Roda de Conversa do Inpa

  • Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 18h46
  • Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2017, 18h46

Aberta ao público, a atividade é uma iniciativa da Coordenação de Extensão. Tem como objetivo estimular o debate sobre assuntos de interesse da comunidade buscando a construção de uma visão mais cidadã sobre os assuntos em foco

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Acervo Ascom Inpa

O tema da terceira Roda de Conversa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) é a “Ética na pesquisa com seres humanos”. A atividade acontece nesta quarta-feira (10), às 16h, na Sala de Estudos da Biblioteca Central, no Campus I do Instituto. É uma iniciativa da Coordenação de Extensão e aberta ao público.

A Roda objetiva estimular o debate sobre assuntos de interesse da comunidade buscando a construção de uma visão mais cidadã sobre assuntos em foco. É um debate informal e inclusivo, onde dois ou três debateres convidados fazem uma fala inicial sobre aquilo que consideram mais relevante sobre o assunto em debate, seguida da abertura para o público, composto em geral pesquisadores e estudantes do Inpa.

Para esta rodada os convidados são o secretário do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP/Inpa), Augusto Flamarion Vital, e a mestra e doutoranda em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marlise Rosa, que realiza pesquisa com populações indígenas, contemplando temas como infanticídio, casamentos interétnicos e cotidiano de indígenas em contexto urbano.

Sitepesquisacomsereshumanos

“Vamos fazer uma conversa bem informal para que o público entenda o porquê da necessidade do surgimento das leis que protegem os seres humanos nas pesquisas”, conta Vital.

O CEP tem por objetivo proteger a integridade, dignidade e conhecimentos dos indivíduos amostrais das pesquisas, visando tornar o estudo científico eticamente correto. Sua existência se dá em virtude de que todo projeto de pesquisa que envolve seres humanos deve obedecer as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (MS) e ser analisado por um CEP na região geográfica de realização. Está subordinado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do MS. O coordenador o CEP/Inpa é o pesquisador Cristóvão Costa, Doutor em Microbiologia (Virologia).

Segundo Vital, o CEP do Inpa foi criado em 2003, funcionando no térreo do prédio da Diretoria. Ele existe para garantir a proteção ao participante da pesquisa e também dar garantias ao pesquisador e à Instituição. “Toda pesquisa com seres humanos, que vai desde um questionário socioeconômico à coleta clínica, deve passar pelo CEP”, lembra Vital

As próximas Rodas de Conversas debaterão: “O acesso ao conhecimento tradicional e a partição de benefícios” e “Para onde vão os resíduos e a reciclagem no Inpa?”. Os encontros acontecem na segunda quarta-feira de cada mês, na Sala de Estudo da Biblioteca, Campus I do Inpa, Av. André Araújo, 2936, bairro de Petrópolis, Manaus.

A Roda de Conversa possui um grupo de mobilizadores formado por Flávia Costa, Mateus Ferreira, Dionísia Nagahama, Flavia Delgado, Manoela Borges e Lis Segmann.

registrado em:
Fim do conteúdo da página