III Semana de Qualidade de Vida do Inpa oferece tarde musical e debate sobre assédio moral no trabalho
O grupo musical Violonata do Caua proporcionou uma tarde agradável aos participantes do evento ao som de Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Pixinguinha e Raízes Caboclas
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
O grupo musical Violonata do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua) proporcionou uma tarde agradável ao som de Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Pixinguinha e Raízes Caboclas aos participantes da III Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Em seguida, houve um debate sobre o assédio moral no ambiente de trabalho.
A III Semana, que tem como tema central “Bem-Estar no Trabalho”, teve início na última segunda-feira (8), no Auditório do Bosque da Ciência, e prossegue até nesta sexta-feira (12) com palestras e oficinas que giram em torno da qualidade de vida e alimentação saudável. As inscrições para as oficinas ainda podem ser feitas até nesta quarta-feira (10) pelo endereço https://www.doity.com.br/iii-semana-de-qualidade-de-vida-do-inpa. O evento é aberto ao público.
No sábado (13), acontece a tradicional EcoCaminhada, a partir das 7:30h, num percurso de 2,5 quilômetros pelo Bosque da Ciência. Este ano, o percurso iniciará no restaurante do Inpa (Campus 1), passará pela Trilha Suspensa, percorrerá o Paiol da Cultura e Lago Amazônico, subirá pela trilha do peixe-elétrico, Casa da Ciência, tanques do peixe-boi, retornando ao restaurante.
Dentro da programação da III Semana de Qualidade de Vida, na tarde terça-feira (9), a psicóloga do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Keila Silva falou sobre a diferença entre assédio moral e violência psicológica.
A psicóloga explica que o assédio moral é uma conduta abusiva, intencional, frequente e repetida, que ocorre no ambiente de trabalho e que visa diminuir, humilhar, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo. “Já a violência psicológica caracteriza-se por atos isolados, desordenados e descontínuos, explicitados por agressões verbais, coações, injúrias, práticas racistas, que ocorrem de forma pontual”, diz.
Aos que forem prestigiar o evento, a equipe organizadora da III Semana coloca à disposição dos interessados a Tenda Zen com sessões massoterapia. Ao final do evento há sorteio de brindes e é oferecido um coffe-break aos participantes.
Em prosseguimento à programação, nesta quarta-feira (10) acontecerão as palestras “Benefícios da atividade física” pelo educador físico Ítalo Figueiredo da Academia EcoTraining (15h), e “Como ser alimentar bem fora de casa” pela pesquisadora do Inpa e nutricionista Dionísia Nagahama (16h).
No dia seguinte, acontece a oficina “Tecnologia do pescado” com o Dr. Nilson Carvalho, às 8h, em período integral; na sexta-feira (12), é a vez da oficina “Conhecimento sobre o poder mental: em busca de uma vida mais saudável e produtiva” com o pesquisador Luiz Antonio Oliveira (8h); e EcoGastronomia: viver bem sem gastar muito. O bom, limpo e justo” com a pesquisadora Dionísia Nagahama (14h)
Redes Sociais