Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bate-papo da Amazônia Real no Inpa exibirá o filme “Belo Monte: Depois da Inundação”
Início do conteúdo da página
Notícias

Bate-papo da Amazônia Real no Inpa exibirá o filme “Belo Monte: Depois da Inundação”

  • Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 16h56
  • Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2017, 17h14

Os convidados do bate-papo são a pesquisadora Rita Mesquita, coordenadora Extensão do Inpa, o geógrafo Carlos Durigan, diretor da WCS Brasil (Associação Conservação da Vida Silvestre), e a jornalista Maria Fernanda Ribeiro, autora do blog “Eu na Floresta”, do Estadão

 

Da Redação*

 

Nesta quinta-feira (4), o tema do Bate-papo da Amazônia Real será sobre o filme “Belo Monte: Depois da Inundação”. O filme do cineasta canadense Todd Southgate será exibido a partir das 14h, no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

 

Os convidados do bate-papo são a pesquisadora Rita Mesquita, coordenadora Extensão do Inpa, o geógrafo Carlos Durigan, diretor da WCS Brasil (Associação Conservação da Vida Silvestre), e a jornalista Maria Fernanda Ribeiro, autora do blog “Eu na Floresta”, do Estadão. O Bosque da Ciência fica na rua Otávio Cabral, s/n º. no bairro Petrópolis (anexo à sede do Inpa), em Manaus (AM). A entrada custa R$ 5.

 

No Paiol da Cultura está em cartaz a exposição de fotografias e vídeos Amazônia | Os Extremos, que encerrará sua temporada no Inpa, no próximo domingo (7). A exposição já foi vista por mais de 3,5 mil visitantes. 

 

O bate-papo sobre o filme “Belo Monte: Depois da Inundação” será o oitavo evento, que conta com a participação de convidados das áreas da comunicação e ciência, dentro da programação do projeto Mudança climática e seu impacto nas populações tradicionais da Amazônia. O que esperar? patrocinado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

 

Realizado desde o mês de março pela agência Amazônia Real, o objetivo do projeto é discutir com o público através de debates e fotografia os efeitos da devastação da Floresta Amazônica pelos desmatamentos, queimadas e garimpos e as consequências dessas ações nas alterações do clima e sobre a biodiversidade e população de indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

 

O filme “Belo Monte: Depois da Inundação” é um documentário que relata a situação atual na cidade de Altamira, no Pará, após o impacto socioambiental, cultural e econômico da construção no rio Xingu da Hidrelétrica de Belo Monte, que entrou em operação 2016. 

 

Segundo a produção do filme de Todd Southgate, “Depois da Inundação” compara as muitas promessas feitas pelo governo federal e pelas empreiteiras durante as negociações para a construção da barragem com a situação atual, através de entrevistas com os moradores da região, ativistas e povos indígenas. 

 

Enquanto promessas e compromissos eram firmados para trazer progresso para a região pelos proponentes desse projeto bilionário, o documentário mostra uma série de promessas não cumpridas e medidas ignoradas, que levaram não só à decepções, mas também em muitos casos, danos graves e irreparáveis às comunidades e ao seu meio de subsistência.

 

“Belo Monte: Depois da Inundação” conta uma história tocante de vidas que foram destroçadas, da omissão do governo, e, no caso, do povo Juruna, que vive perto da barragem, um trágico caso de etnocídio. Ainda assim, o governo mantém os planos para construir mais barragens na Amazônia.

 

O filme vai um pouco além e comenta também sobre os projetos do governo na Bacia do Tapajós, que é outro grande afluente do rio Amazonas, localizado no estado do Pará. Ali, os Munduruku, também estão lutando para impedir que o governo construa uma barragem no rio Tapajós que inundaria uma parte significativa de seu território.

 

Veja o trailler do filme: https://vimeo.com/180500655

Quem somos

 

Dirigida pelas jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, a agência de jornalismo independente Amazônia Real publica em seu site (www.amazoniareal.com.br) histórias e reportagens que provocam o debate na sociedade sobre a preservação da floresta amazônica e sua população.

 

Em atividade desde 21 de outubro de 2013, com sede em Manaus, no Amazonas, a Amazônia Real está classificada por especialistas da Comunicação Social como uma das iniciativas do novo modelo do jornalismo investigativo e empreendedor no Brasil. 

 

A iniciativa é financiada pela Fundação Ford no âmbito do Projeto de Acesso à Mídia das populações invisíveis na imprensa tradicional.

 

Em 2016, a Amazônia Real foi reconhecida internacionalmente pelo trabalho na internet pela defesa dos direitos humanos com o Prêmio The Bobs, da empresa de comunicação alemã DW.

 

Serviço:

 

Bate-papo sobre o filme “Belo Monte: Depois da Inundação”

http://www.belomonteaftertheflood.com/

 Monte na promessa
Local: Paiol da Cultura do Bosque da Ciência do Inpa
Rua Otávio Cabral), s/nº - Petrópolis (anexo à Sede do Inpa).

Quando: Dia 4 de maio, quinta-feira

Horário: 14 h

Entrada: R$ 5

Informações: (92) 9 8207 5542 

*Com informações da Amazônia Real

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página