Ecoethos da Amazônia do Inpa promove atividades educacionais com 600 alunos
O programa é uma plataforma de Educação Ambiental que desenvolve metodologias inovadoras de educação interativa e jogos de simulação de cunho cooperativo
Da Redação – Ascom Inpa
Fotos: Acervo Lapsea
Para estimular crianças e jovens a adotarem um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente, o programa Ecoethos da Amazônia realiza, de forma lúdica e interativa, uma série de atividades educacionais com cerca 600 alunos da educação básica de 17 escolas do Amazonas. O programa é coordenado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC).
Até 15 de junho, alunos de 11 escolas de Manaus e de mais seis do interior (Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, sendo duas de cada município) participam de oficinas e jogos de simulação.
O programa Ecoethos da Amazônia é uma plataforma de Educação Ambiental que desenvolve metodologias inovadoras de educação interativa e jogos de simulação de cunho cooperativo. O Ecoethos é direcionado para escolares do ensino fundamental e médio, além de formação de professores para uso da metodologia em sala de aula.
De acordo com a coordenação do Ecoethos, o programa utiliza recursos pedagógicos diversos que incluem tanto atividades sediadas no Bosque da Ciência, onde se realizam sessões dos jogos de simulação, quanto a itinerância em escolas de Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo para o desenvolvimento de oficinas com alunos.
Paralela a essas atividades, a programação inclui ainda o auxílio na formação de professores das escolas participantes para o fortalecimento e aprendizado das metodologias desenvolvidas. Todo o processo de formação e respectivo desenvolvimento das ações nas escolas são objeto de pesquisa para verificar as implicações do programa no contexto escolar.
O Ecoethos recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Edital POP C&T, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/ Inpa) Madeiras da Amazônia. O projeto é coordenado pela pesquisadora Maria Inês Gasparetto Higuchi e pela tecnologista Genoveva Chagas de Azevedo.
Veja aqui as escolas participantes:
MANAUS
1.CENTRO DE ATENDIMENTO A FAMÍLIA “MAGDALENA ARCE DAOU”
2. INSTITUTO BOAS NOVAS
3. E.E. FARIAS BRITO
4. E.E.T.I BILÍNGUE DJALMA DA CUNHA BATISTA – 02 turmas
5. E. E OLGA FALCONE
6. E.E FRANCELINA DE ASSIS
7. E. E MARIA DE LOURDES
8. E. E MARIA MADALENA
9. EMEF VICENTE DE PAULA
10. EMEF ARISTÓFANES DE CASTRO
11. EMEF. MAGALHÃES CORDEIRO
PRESIDENTE FIGUEIREDO
12. EETI NOVA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO
13. E.E. MARIA CALDERARO
IRANDUBA
14. CETI MARIA IZABEL DO DESTERRO
15. E.E ISAIAS VASCONCELOS
RIO PRETO DA EVA
16. E.E RIO PRETO DA EVA
17. E.E RAIMUNDO PAZ
Redes Sociais