Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa prorroga prazo de inscrição de empresas para a seleção da Incubadora
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa prorroga prazo de inscrição de empresas para a seleção da Incubadora

  • Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 14h21
  • Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 14h24

A seleção é destinada a empreendimentos como projetos de negócio, startups, empreendimentos criativos e empresas nascentes que visem o desenvolvimento de produtos, serviços ou modelos de negócios inovadores e escaláveis que deverão estar em consonância com os quatro focos de pesquisas do Instituto

 

Da Redação

Foto: Cimone Barros

 

O prazo de inscrição para o Edital 001/2017 da Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) foi prorrogado até a próxima quarta-feira (12). As inscrições encerrariam nesta quinta-feira (6). São oferecidas cinco vagas para empreendimentos inovadores de base tecnológica, das quais três na modalidade residente (ocupa espaço dentro do prédio da incubadora) e duas na modalidade não-residente (a empresa recebe à distância o suporte da incubadora).

A incubadora do Inpa propõe-se a dar um apoio que permita às empresas crescerem e aumentarem sua capacidade competitiva. Para isso, oferece espaço físico, realização de capacitações, palestras, treinamentos, os serviços de orientação gerencial (consultorias, assessorias) e acesso, por exemplo, a uma rede de contatos privilegiada, baseados no Modelo de Gestão de Incubadoras, denominado Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne).

Conforme a Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Coeti), responsável pela incubadora, o Edital é destinado a empreendimentos como projetos de negócio, startups, empreendimentos criativos e empresas nascentes que visem o desenvolvimento de produtos, serviços ou modelos de negócios inovadores e escaláveis que deverão estar em consonância com os quatro focos de pesquisas do Instituto.

 

Incubadora11FotoCimoneBarroS

 

Um deles é Biodiversidade, que está voltado ao conhecimento da diversidade biológica da região amazônica quanto a sua origem, caracterização, interação com o meio, evolução, monitoramento, prospecção, manejo, uso e conservação. Outro foco institutcional é Dinâmica Ambiental, que busca entendero ecossistema Amazônico, nos seus diferentes componentes: físico, químico, biológico e social.

Tecnologia e Inovação é outra grande área de pesquisa do Inpa. Nela se procura fazer a aplicação do conhecimento produzido sobre os recursos naturais para o desenvolvimento de técnicas, processos e produtos que atendam as demandas socioeconômicas em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia. E o último, apesar de não tenha uma ordem, é Sociedade, Ambiente e Saúde, foco que estuda aDinâmica das populações humanas da Amazônia e suas implicações socioambientais, com vistas à manutenção da qualidade de vida nos seus diversos aspectos.

 

incubadraselecaoprorrog

 

Uma das principais diferenças deste edital em relação ao de 2015 é que agora as vagas destinadas às empresas não-residentes são para aqueles empreendimentos estabelecidos na Região Metropolitana de Manaus (Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves) e não em toda a Amazônia, como no certame anterior.

A divulgação do resultado das inscrições válidas e a convocação para a qualificação do potencial empreendedor acontecem no dia 13 de abril. O Edital, a Errata com o novo cronograma e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: http://ceti.inpa.gov.br/ceti/index.php/incubadora/processo-de-incubacao/edital. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (92) 3643-3295 ou pelo e-mail: incubadora@inpa.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página