Exposição mostra instalação de purificador de água em comunidades da Amazônia
“Água solar: experiências em comunidades indígenas” ficará em cartaz no Paiol da Cultura, que fica no Bosque da ciência do Inpa, até o dia 7 de abril, das 9h às 17h
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros
Para a instalação de unidades do purificador solar de água – o Água Box, em áreas remotas da Amazônia, a equipe do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) contou com a colaboração de ribeirinhos e indígenas, num trabalho em regime de mutirão, fortalecendo os laços entre as comunidades e a ciência. Através de suas lentes, a fotógrafa Katie Mähler registra esta história que está em cartaz no Paiol da Cultura, no Bosque da Ciência, até o dia 7 de abril.
Katie Mähler retratou a sociedade, a saúde e o ambiente durante as instalações do Água Box nas comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. Foram registrados desde os ajustes dos componentes do equipamento e ensaios de campos que apontavam a necessidade de melhorias que foram aperfeiçoadas no laboratório do Inpa pelo pesquisador Roland Vetter, até o esforço da comunidade em superar obstáculos encontrados na floresta, como cortar troncos para erguer a base onde ficaria o Água Box.
“A participação comunitária, fornecendo materiais e mão-de-obra local ajudou na redução do custo de instalação dos equipamentos”, diz a fotógrafa que registrou vários momentos como este.
Uma das 22 fotos da exposição “Água solar: experiências em comunidades indígenas” mostra o Centro Comunitário Deni, na reserva indígena dos Deni, onde o Água Box foi instalado. A versatilidade do equipamento, por meio da aplicação de um sistema simples e eficaz de filtragem, permite o consumo de água de qualidade sem riscos à saúde humana. O equipamento é um sistema de desinfecção solar de água que proporciona aos povos da floresta água saudável e a certeza de saúde para as famílias.
Já na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Catuá/Ipixuna, em Tefé, foi registrada a ajuda da comunidade que também foi fundamental para a correta instalação, num flutuante às margens do rio Solimões, da placa solar que otimiza o funcionamento do sistema de purificação da tecnologia social desenvolvida por Rolland Vetter, que idealizou a tecnologia social com apoio do Inpa em Manaus (AM) e de colaboradores na Alemanha.
Até o momento, o Inpa instalaou cerca de 36 aparelhos do Água Box em 17 comunidades, na Amazônia, incluindo Moçambique, na África.
Em visita ao Inpa, a comitiva do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, aproveitou a oportunidade para prestigiar a exposição fotográfica “Água solar: experiência em comunidades indígenas”, da alemã Katie Mähler, que acontece no Paiol da Cultura.
Redes Sociais