Pesquisadoras francesas falam sobre infecção pelo HIV e Zika no trato genital masculino
A palestra acontecerá no Auditório do Bosque da Ciência, às 15h, e será proferida em inglês. É destinada a pesquisadores e equipes da área de saúde
Da Redação - Ascom Inpa
"Imunidade antiviral nos testículos e infecção pelo HIV no trato genital masculino" (Antiviral immunity in the testis and HIV infection in the male genital tract). Este é o título da palestra que a pesquisadora francesa Dra. Nathalie Dejucq-Rainsford, diretora de Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm, sigla em francês) da Universidade de Rennes, na França, fará nesta quarta-feira (7), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).
A palestra acontecerá no Auditório do Bosque da Ciência, às 15h, e será proferida em inglês. É destinada a pesquisadores e equipes da área de saúde. A pesquisadora Dejucq-Rainsford é mestre em Bioquímica e doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de Rennes.
Logo após, a pós-doutora Giulia Matusali, que faz parte da equipe de trabalho de Dejucq-Rainsford, irá apresentar a palestra sobre “Zika no trato genital humano” (Zika virus in the human genital tract).
O Inserm, criado em 1964, é um órgão público de pesquisa fancesa dedicado à saúde humana. Abriga um grupo científico e tecnológico sob a tutela do Ministério da Saúde e do Ministério da Investigaçao da França.
A equipe da Dra. Nathalie vem desenvolvendo estudos que envolvem as conseqüências das exposições a vírus e produtos químicos (ambientais e farmacêuticos) e sobre a saúde do trato urogenital e fertilidade.
Os objetivos dos estudos estão relacionados com os principais problemas de saúde relacionados ao trato urogenital, como a disseminação sexual de vírus e as consequências de infecções virais do trato urogenital na fertilidade e nos diferentes tipos de câncer.
Também estudam o aumento das anormalidades do trato urogenital masculino (câncer de testículo, hipospádia e criptorquidismo), o que pode levar à infertilidade, bem como o aumento das consultas médicas para deficiência de ovário, além dos potenciais efeitos deletérios dos tratamentos anticancerígenos sobre a fertilidade.
As pesquisas do grupo envolvem o trato urogenital e exposições virais; a exposição ao trato urogenital e as substâncias químicas ambientais; as exposições do trato urogenital e as substâncias químico-farmacêuticas e a diferenciação e fisiologia das gônadas.
Redes Sociais