Servidores e colaboradores do Inpa expõem habilidades artísticas no Criarte 2016
Idealizado e coordenado pela Comissão de Eventos, o projeto acontece nesta quinta e sexta-feira, das 9h às 16h, no Empório Cultural do Inpa, ao lado da Cantina, no Campus I do Instituto
Da Redação - Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros
Com traços simples e estamparia atrativa, a bióloga Natsumi Hamada passou para camisas e canecas o gosto pelo desenho e a vontade de ampliar o conhecimento da população sobre os animais amazônicos. Tatu-galinha, bicho-preguiça, tamanduá-bandeira e boto vermelho estão nas peças, que ficam em exposição nesta quinta e sexta-feira, no Projeto Criarte com Novas Ideias do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC).
O projeto é um espaço de interação e lazer, em que servidores, bolsistas, colaboradores, estudantes e terceirizados apresentam à comunidade suas aptidões artísticas e culturais. Neste ano, o visitante encontra produtos de 15 expositores nos segmentos de artes visuais (bordados, estampas, bijuterias, vaso de flores, artigos natalinos), culinária (brigadeiros, panetones, sanduíches naturais, pirarucu de casa), artes cênicas e música.
Natsumi diz que sempre gostou de desenhar e via no trabalho que desenvolvia como educadora ambiental pela Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) que as crianças conheciam animais de outros continentes como o elefante e o leão, e não sabiam nada sobre o gato-maracajá, por exemplo.
“A nossa ideia no Fofofauna é apresentar o bicho da região de um jeito simples, mas de uma forma atrativa e com desenhos relativamente corretos biologicamente”, conta Natsumi, que é bolsista do Inpa e montou o micronegócio com a estudante de pós-doutorado, a também bióloga Waleska Gravena.
No Criarte é possível encontrar itens a partir de R$ 2, como os brigadeiros da técnica Zenaide Figueiredo. “Esses momentos são muito importantes, pois reconhecem o servidor em suas particularidades, seus dotes, o que ele gosta de fazer nos seus momentos de lazer”, revela Figueiredo, que também trabalha com produtos de estética e beleza.
O chefe do Serviço de Apoio Administrativo da Coordenação de Apoio Técnico e Logístico (COATL), Akel Allan, aproveitou a oportunidade para garantir uns docinhos. “Eu gosto muito de comida, mas mais que isso o evento é interessante porque valoriza os talentos do Inpa”, disse.
Idealizado e coordenado pela Comissão de Eventos, o Criarte acontece no Empório Cultural, ao lado da Cantina, no Campus I do Instituto, das 9h às 16h, nos dois dias.
Redes Sociais