Incubadora do Inpa é selecionada para o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto
O objetivo é mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social no seu portfólio
Da Redação – Ascom Inpa
A Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) foi selecionada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para participar da capacitação do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto.
O Programa é uma parceira entre a Anprotec, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social no seu portfólio, ou seja, modelos de negócios rentáveis que oferecem soluções inovadoras para problemas sociais ou ambientais.
A primeira atividade será um workshop presencial, em Brasília (DF), nos próximos dias 8 e 9 de dezembro. Entre janeiro e maio do próximo ano serão realizadas as demais atividades de capacitação visando a elaboração de um plano de ação. O Programa oferecerá capacitação gratuita, presencial e online, para os gestores da incubadora de empresas.
Os melhores planos renderão às incubadoras e aceleradoras R$ 25 mil para execução do projeto, enquanto os empreendedores do seu portfólio, que possuam negócios de impacto, terão acesso à mentoria de empresários e investidores e ganharão vouchers em serviços do Sebrae.
O Inpa, por meio da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Coeti/Inpa), submeteu a proposta de participação visando a inclusão de negócios de impacto no portfólio da Incubadora do Instituto.
“Caso o Plano proposto pela Incubadora do Inpa for aceito, uma das ações oferecidas pelo ICE e Anprotec é o acompanhamento para implementação do Plano de Ação, oportunidade de participação no grupo de Aceleradoras e Incubadoras do Programa e conexões com outras organizações que atuam com negócios de impacto”, explica a coordenadora da Coeti, Noélia Falcão.
A gerente da Incubadora do Inpa, Larisse Drumond, explica que a equipe da Incubadora participará da capacitação em Brasília, visando elaborar o Plano de Ação em conjunto. “Se o Plano for aprovado, as empresas incubadas também serão envolvidas no Programa e contribuirão com a execução do mesmo”, destaca.
Além da incubadora do Inpa, foi selecionada para participar da capacitação a Incubadora Amazonas Indígena Criativa. Veja aqui a lista de selecionadas.
Redes Sociais