Novembro Azul e Rosa do Inpa orienta servidores sobre câncer e dieta saudável
Campanha faz parte do calendário anual de eventos do Instituto e foca na promoção da saúde e o bem-estar dos homens e mulheres que atuam no Inpa
Da Redação – Ascom Inpa
Fotos: Luciete Pedrosa
Em clima descontraído e com um público atento às orientações dos profissionais de saúde sobre a prevenção do câncer e como ter uma dieta saudável, a Comissão do Programa Qualidade de Vida Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realizou, na última quarta-feira (23), a campanha Novembro Azul e Rosa, no salão principal da Biblioteca. Aberta pelo diretor do Inpa, Luiz Renato de França, a campanha contou com a participação do clínico geral da Geap Rafael Araújo e do geriatra Euler Ribeiro.
O Programa de Qualidade de Vida vem se consolidando na gestão do diretor do Inpa, Luiz Renato de França, e tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos servidores dentro do ambiente do trabalho. “O câncer de próstata e de mama são problemas sérios, mas possíveis de prevenir. O assunto é do interesse de todos para se conscientizar de que essas são doenças evitáveis”, disse França.
Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas, Carolina Maia, a campanha faz parte do calendário anual de eventos do Instituto. “É de suma importância que os servidores participem de eventos como este, porque trata da prevenção de doenças de homens e mulheres”, ressaltou.
Para o clínico geral Rafael Araújo, o Novembro Azul veio para facilitar e desmistificar o exame da próstata. “A única maneira de prevenir o câncer é detectar a doença no estágio inicial através dos exames preventivos”, diz o médico. “Os dois principais exames são o laboratorial (exame sanguíneo mais conhecido como PSA) e o clínico (toque retal)”, completa.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre homens no Brasil. Na maioria dos casos, o tumor começa em homens acima de 50 anos. Ao ser diagnosticado em estágio inicial o câncer de próstata tem grandes chances de cura. Na fase inicial, o câncer de próstata não causa sintomas, mas pode apresentar dor ou queimação ao urinar, jato urinário fraco e presença de sangue na urina.
A importância da alimentação na prevenção do câncer foi o tema da palestra do geriatra Euler Ribeiro. Para o médico, uma alimentação saudável tem de ser representada por todas as frações de alimentos: proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, sais minerais e fibras. “O homem da floresta, o ribeirinho, aquele que mora dentro da floresta, está num paraíso alimentar, porque se alimenta basicamente de frutos, peixes e tubérculos, principalmente, a mandioca”, diz Ribeiro, que não come carne vermelha.
De acordo com o médico, a mandioca é mal falada por alguns, mas ele defende o tubérculo, que é rico em hidratos de carbono, tem proteínas, vitaminas do Complexo B e não contém glúten, como o trigo. “O glúten é uma proteína que está presente no trigo e faz um emaranhado intestinal que pode despertar doenças alérgicas, como o edema de glote”, diz Ribeiro.
O geriatra explica ainda que o homem da floresta começa o dia comendo frutas, como o açaí (um energético rico em magnésio e em óleos oligoleicos), o tucumã (rico em vitamina A e fibras solúveis) e bebendo o guaraná ralado com água adoçado com mel de abelha. “Além disso, consome muito pescado, como o jaraqui que possui tanto Ômega 3, quanto o salmão”, destaca.
Para o técnico do Inpa, Atman Campelo Batista, um dos participantes das palestras, campanha como esta, voltada para a qualidade de vida dos servidores, são importantes. “Alguns homens são rígidos em não querer fazer certos exames, mas temos que nos tratar para poder cuidar de nossa família também”, disse.
Ao final das palestras, os servidores se exercitaram com uma aula de ritmos (zumba) com a professora da Academia Ecotraining da Assinpa, Laysla Borges. A campanha Novembro Azul e Rosa no Inpa recebeu o apoio da Geap, da Fipecq, que patrocinou a sessão de massoterapia e o coffee break; da Clínica Vision, que realizou o serviço de acuidade ocular e também doou brindes para sorteio; e do Laboratório Sabin, que executou o serviço de pressão ocular.
Redes Sociais