Pesquisas e orientações com ervas medicinais rendem a Juan Revilla o Troféu Profissionais do Ano
O pesquisador desenvolve técnicas de tratamentos alternativos com o uso de plantas medicinais. Em quase 40 anos, ele já orientou aproximadamente 25 mil pessoas
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Luciete Pedrosa
Em reconhecimento ao trabalho que desenvolve como pesquisador e como botânico na orientação do uso de plantas de valor econômico e medicinais na Amazônia, há quase 40 anos, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o doutor em Botânica Juan David Revilla Cardenas, 67, receberá na noite do próximo sábado (26) o Troféu Profissionais do Ano – Manaus 2016.
“Foi uma surpresa ter sido indicado para receber o troféu entre tantos profissionais”, diz Revilla, que é doutor em botânica econômica, ao comentar que gostaria de compartilhar o prêmio com os colegas do Laboratório de Inventário Florístico e Econômico pelo apoio que lhe deram durante quase quatro décadas de atividades no Inpa. Em abril deste ano, Revilla recebeu da Câmara Municipal de Manaus a Medalha de Ouro da Cidade de Manaus
A homenagem está na 17ª edição e premiará 25 profissionais de diversas categorias que tenham prestado relevantes serviços à comunidade do Estado do Amazonas. A cerimônia de entrega da premiação acontecerá no Caesar Business Hotel. O evento é uma realização do jornalista Sergio Frota.
O pesquisador desenvolve técnicas de tratamentos alternativos com o uso de ervas medicinais para diversas doenças. Em 40 anos, Revilla já orientou aproximadamente 25 mil pessoas. Entre os tratamentos, os mais procurados são de cistos nos ovários, miomas, nódulos nos seios e endometriose, que representam 40% dos atendimentos , superando a casa de 10 mil orientações com o uso de plantas medicinais, como uxi amarelo e unha de gato.
“Com esses tratamentos alternativos com ervas, conseguimos resolver muitos problemas e ajudar, por exemplo, muitas mulheres com endometriose a ter seus bebês”, ressalta Revilla.
O pesquisador conta que seu maior desafio é a concretização da implantação de um hospital de medicina alternativa mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo do que existe Goiânia. Desde 2004, desenvolve o projeto do Centro de Treinamento de Produtores rurais em Negócios Sustentáveis em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), que poderá ser fornecedor de matéria-prima para (andiroba, jucá, unha de gato) para os fitoterápicos dispensados no hospital.
Redes Sociais