Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bosque da Ciência não funcionará no domingo e voltará com o planetário às quartas-feiras
Início do conteúdo da página
Notícias

Bosque da Ciência não funcionará no domingo e voltará com o planetário às quartas-feiras

  • Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 14h22
  • Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 09h44

A atividade une diversão e conhecimento da Astronomia. É uma parceria do Bosque da Ciência com o Sesc Ciência, um projeto educacional do Serviço Social do Comércio (Sesc/Amazonas)

 

Da Redação – Ascom Inpa

 

O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) não funcionará neste domingo (20), feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. O espaço de visitação pública do Instituto e de popularização da ciência e de educação ambiental volta a receber os visitantes na terça-feira (22), quando reabrirá a partir das 9h. A novidade fica por conta do planetário, atividade que o Bosque da Ciência volta a oferecer aos visitantes e escolas agendadas, nas próximas quartas-feiras (23 e 30 de novembro).

No planetário, que tem uma estrutura móvel e inflável, os participantes se sentarão no chão e ao olhar para cima poderão contemplar as características, as formas e as cores dos planetas em movimento. As sessões serão realizadas no horário de funcionamento do bosque (das 9h às 12h e das 14h às 17h). Cada sessão terá em média 20 minutos de duração com grupos de no mínimo 15 e no máximo 30 pessoas. 

A atividade une diversão e conhecimento da Astronomia. É uma parceria do Bosque da Ciência com o Sesc Ciência, um projeto educacional do Serviço Social do Comércio (Sesc/Amazonas), que tem o objetivo de proporcionar aos alunos e professores uma visão renovada da ciência de forma lúdica e dinâmica. 

Fincado numa área de aproximadamente 13 hectares de mata preservada em pleno centro urbano da cidade de Manaus (AM), o Bosque da Ciência oferece à população uma opção de lazer diferenciada e contribui para a educação cultural e ambiental. O bosque foi eleito o terceiro entre os dez melhores zoológicos e aquários do Brasil e o sétimo na lista de 25 da América do Sul pelo site especializado em turismo TripAdvisor, no Prêmio Travelers' Choice de 2014.

Entre as atrações do Bosque da Ciência estão o viveiro de peixes-bois, ariranhas e jacarés, além da Casa da Ciência, que abriga uma exposição permanente dos resultados de pesquisas do Instituto e onde se encontra a maior folha do mundo, a Coccoloba, que chega a ter 2,5 m de comprimento por 1,44 de largura na fase adulta. Tem também a Ilha da Tanimbuca com um córrego onde vivem peixes e quelônios junto a uma vegetação nativa, como a árvore da Tanimbuca (Buchenavea huberi), um gigante de mais de 600 anos.  

Há ainda o Lago Amazônico e o Recanto dos Inajás, local composto por palmeiras conhecidas como inajás (Maximiliana maripa) e por um pequeno lago artificial, onde vivem poraquês (peixe-elétrico) e plantas aquáticas.   

 

BosqueFotoCarolRochaAscomInpa11

Localizado na rua Otávio Cabral, s/nº (Petrópolis), zona Sul de Manaus, o Bosque da Ciência funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30 (entrada). Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Às segundas-feiras, o espaço é fechado para manutenção.

O ingresso custa R$ 5, mas crianças até dez anos e idosos a partir de 60 anos são isentos. Grupos escolares e instituições filantrópicas também não pagam, porém precisam agendar a visita, que agora pode ser feita de forma eletrônica. Veja aqui as regras para visitas de grupos.

   

registrado em:
Fim do conteúdo da página