Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa entrega medalha Rio Negro ao pesquisador Niro Higuchi e ao general Guilherme Theophilo
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa entrega medalha Rio Negro ao pesquisador Niro Higuchi e ao general Guilherme Theophilo

  • Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 13h50
  • Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 09h39

Esta foi a 8ª edição da entrega da Menção Honrosa Rio Negro. É a mais alta homenagem conferida pelo Inpa e entregue a cada dois anos a brasileiros ou estrangeiros que tenham se dedicado ou prestado serviços relevantes para o desenvolvimento da ciência, da pesquisa científica e tecnológica da Amazônia

Da Redação – Ascom Inpa

Fotos: Daniel Ferreira - CMA

“Sou um entusiasta e um apoiador dos pesquisadores. O país que não investe na Ciência e Tecnologia e na pesquisa é um país fadado ao insucesso”. A afirmação é do general de Exército, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, durante a entrega da medalha Rio Negro, feita pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), Luiz Renato de França.

A cerimônia homenageou, além do general, o pesquisador do Inpa Niro Higuchi e a geógrafa Bertha Becker (in memoriam).  A entrega da medalha aconteceu na noite da última quarta-feira (16), no Auditório da Ciência do Inpa, e contou a participação do grupo musical de Manacapuru, Ukulelê, fruto de projeto desenvolvido pelo Instituto, e da Banda de Música do Exército.

“Seguramente, hoje, construímos um pouco mais a história do Instituto. Simbolicamente, esta é a maneira de desenvolver a Amazônia com a ajuda de todos: Governo, Prefeitura e Forças Armadas”, disse o diretor do Inpa, que destacou em seu discurso o trabalho dos homenageados, especialmente, da geógrafa Bertha Becker no meio científico. “Esta homenagem in memoriam foi merecida, porque ela foi uma das mais brilhantes pessoas que estudaram a Amazônia”, ressaltou.

 

GalTheophiloNiroHiguchiLuizRenatoItamardeOliveira

 

Criada em 2008, esta foi a 8ª edição da entrega da Menção Honrosa Rio Negro. É a mais alta homenagem conferida pelo Inpa e entregue a cada dois anos a brasileiros ou estrangeiros que tenham se dedicado ou prestado serviços relevantes para o desenvolvimento da ciência, da pesquisa científica e tecnológica da Amazônia. 

De acordo com o general Theophilo, esta é uma das maiores comendas que já recebeu por um instituto de pesquisa, apesar de não pertencer à academia. “Sinto-me recompensado por receber esta medalha que representa a pesquisa”, disse o general.  “Acredito que a academia vê na minha pessoa, não um pesquisador, mas um elemento incentivador da pesquisa que está disposto a colaborar, incentivar e investir junto com os pesquisadores, formando a tríplice hélice, que é a Academia, as empresas e o governo”, completou.

 

GalTheophilo

 

Outro homenageado foi o pesquisador do Inpa, Niro Higuchi, que disse estar honrado pelo reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido desde sua chegada à Amazônia, em 1980. “Para mim, este reconhecimento é extremamente importante. É um trabalho em equipe e que prevê continuidade e de longo prazo. Às vezes, as pessoas são apressadas com resultados, mas com paciência também se alcança”, disse o pesquisador.

Higuchi agradeceu a todos pela homenagem. “Qualquer um dos meus colegas poderiam estar aqui e sinto-me muito honrado com esta distinção”, disse o pesquisador, ao mencionar que talvez a maior obra realizada junto com sua equipe do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) e do Laboratório de Engenharia de Artefatos de Madeira (Leam) são os meninos que fazem parte do grupo musical Ukulelê, projeto que utiliza árvores caídas na natureza para confecção de instrumentos musicais.

Para Higuchi, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho simples e contínuo de 36 anos pensando sempre em melhorar o nível de conhecimento sobre o bioma amazônico. Segundo o pesquisador, o trabalho que vem sendo desenvolvido na área de manejo florestal na Amazônia é a instalação de uma base de estudo para que mais pessoas possam se envolver para entender como funciona esse bioma e se preparar para o futuro para ver como reagirá.

 

LuizRenatoeNiroHiguchi

 

“Se soubermos como esse bioma funciona em condições normais podemos nos preparar melhor para as possíveis mudanças que ocorrerão, seja por ações humanas, seja por ações naturais”, ressalta Higuchi.

Fizeram parte da mesa de abertura o diretor do Inpa, Luiz Renato de França; a pesquisadora do Inpa e coordenadora de Pesquisa e Acompanhamento das Atividades Finalísticas (CPAF), Hilândia Brandão; o general Antonio Miotto, titular do Comando Militar da Amazônia (CMA); o encarregado do Planejamento Estratégico do Comando do 9º Distrito Naval da Amazônia, Pedro Sergio, que representou o Vice-Almirante Guedes; o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Antonio Stroski, que representou o governador do Amazonas, José Melo; o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Itamar de Oliveira Mar, representando o prefeito de Manaus, Arthur Neto.

 

UKULELE1

 

 

Mensagem do Ministro

Durante a cerimônia, o diretor do Inpa leu uma mensagem enviada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, aos três homenageados. O ministro não pode comparecer à cerimônia em função de compromissos ministeriais, mas parabenizou e agradeceu aos condecorados.

“Gostaria de parabenizar e agradecer a contribuição inestimável dos homenageados, Bertha Becker -in memoriam, Niro Higuchi e o general de Exército Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira. A ciência brasileira se orgulha do seus trabalhos e se sente fortalecida com seus exemplos. Recebam a menção Honrosa Rio Negro com a certeza de que vocês estão contribuindo para um futuro mais brilhante”, destaca o ministro em um trecho da carta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página