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Estudantes participam de competição sobre conhecimentos aprendidos no Circuito da Ciência

  • Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2016, 17h58
  • Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 17h58

Para o coordenador do Circuito da Ciência, o pesquisador do Inpa Carlos Bueno, o projeto é uma atividade extraclasse em que os alunos percorrem os diversos estandes para conhecer os resultados de pesquisas do Inpa e de instituições parceiras

Da Redação da Ascom Inpa

Foto: Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Com o objetivo de socializar o conhecimento científico gerado nos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e de instituições parceiras, cerca de 200 estudantes da rede pública de ensino fizeram um circuito entre os diversos estandes distribuídos ao longo do Bosque da Ciência, numa preparação para uma competição de conhecimentos entre escolas. Este foi o ponto alto da 7ª edição do projeto Circuito da Ciência, na manhã desta sexta-feira (7).

Esta edição do projeto também faz parte das ações voltadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento nacional que ocorre anualmente no mês de outubro, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os estudantes das escolas estaduais Antonio Telles de Souza (Presidente Vargas) e Padre Agostinho Martin (São Francisco) e das escolas municipais Dom Jackson Damasceno Rodrigues (Flores) e Professora Raimunda Eneida Cerquinho da Silva (Colônia Santo Antonio), que acertaram as perguntas sobre as oficinas por onde passaram, receberam uma medalha de honra ao mérito como prêmio.

Para o coordenador do Circuito da Ciência, o pesquisador Carlos Bueno, o projeto é uma atividade extraclasse em que os alunos percorrem os diversos estandes para conhecer os resultados de pesquisas do Inpa. Em cada estande foram repassadas informações sobre ciência e tecnologia e ao final das atividades as escolas competiram para verificar se houve uma assimilação de conhecimentos entre os estudantes.

Queremos que os alunos, em cada oficina, prestem o máximo de atenção sobre as informações repassadas. Ao saírem de cada oficina com uma resposta certa, estaremos muito felizes por atingir os objetivos de uma atividade socioeducativa como esta do projeto Circuito da Ciência”, disse Bueno. “O que queremos é um resultado prático e isto servirá como uma avaliação de conteúdo para um resultado positivo do projeto”, acrescentou.

Outra novidade levada para os estudantes, nesta 7ª edição do Circuito da Ciência, foi uma sessão de yoga e meditação, numa parceria com o Instituto Dharma. Os estudantes fizeram exercícios de respiração, especificamente para concentração e equilíbrio, durante 15 minutos. “É desafiador fazer o que chamamos no yoga de pranayama (também chamada de pranayam). Foi lindo”, disse a professora de yoga Colleen Flanagan.

Segundo ela, a yoga e a meditação são ferramentas que podem trazer muitos benefícios para as pessoas, porque trabalha o sistema respiratório e ajuda a relaxar a mente trazendo equilíbrio para o corpo, principalmente, para os estudantes, porque precisam de uma concentração mental para poder absorver o aprendizado. “Para mim, como profissional, foi muito bom receber um grupo tão grande e diversificado, num lugar tão lindo como o Bosque da Ciência”, disse Flanagan, que também é pesquisadora de ciências política e meio ambiente.

A dinâmica implementada com os estudantes, nesta edição do Circuito da Ciência, só vem acrescentar no processo ensino-aprendizagem”, disse o professor e representante da Seduc, Valdemir Ferreira de Souza.

Para o professor de História da Escola Antonio Telles de Souza, Alan Clayton Nunes da Silva, é importante essa interação entre um instituto de pesquisa e a comunidade estudantil. “Os estudantes ao participarem do Circuito da Ciência têm a oportunidade de ter contato com a biodiversidade existente no Bosque da Ciência e ver de perto tudo o que aprenderam na teoria nas disciplinas de Ciências, Química e Biologia”, destacou.

Apoio

O Projeto Circuito da Ciência é uma realização do Inpa, patrocinado pela Moto Honda da Amazônia e recebe o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), da Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas). Também recebe o apoio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa/Inpa), Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Uninorte, Coca-Cola, Brothers, Escoteiros do Amazonas, Instituto Dharma e Cepeam/BSGI.

Oficinas e Exposições

Durante o Circuito, os estudantes participaram das oficinas: Conhecendo o Biotério, distribuição de mudas/Cepeam, Exposição Entomológica/E.E. Senador Severiano Nunes, Exposição Queimadas Urbanas/Semmas, Grupo de Escoteiros do Amazonas, Invertebrados Terrestres Vivos, Insetos Aquáticos, Tecnologias Sociais e Inclusão Social na Amazônia, Leishmaniose, Malária e Dengue, Maloca Indígena, Museu da Química/Uninorte, Peixe-boi da Amazônia, Produtos do Extrativismo/Instituto Dharma, Projeto Ecoethos da Amazônica/Lapsea, Química das Frutas da Amazônia/Uninorte, Sala de Ciências /Sesc, Saúde Bucal/UEA-Ufam, Plantas Medicinais e Artesãs Itinerantes.

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