Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nanotecnologia será o tema do 6º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Nanotecnologia será o tema do 6º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia

  • Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 15h08
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 09h31

Acontecerá simultaneamente o II Encontro de Coleções Biológicas do Amazonas, no período de 22 a 25 de novembro, na Ufam. Os eventos são promovidos pelo Inpa, UEA, Fiocruz e Ufam

 

Por Mariah Brandt – Ascom Inpa

Banner: Paulo Cesar Mindicello – Ascom Inpa

 

Manaus sediará a sexta edição do Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia e o II Encontro de Coleções Biológicas do Amazonas. As programações irão acontecer no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que organiza os eventos em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os eventos irão acontecer do dia 22 a 25 de novembro no Auditório Sumaúma, no primeiro bloco da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam. Os participantes que se inscrevem até o dia 30 de setembro terão desconto em suas inscrições, os que perderem essa data ainda poderão se inscrever para o II Encontro de Coleções Biológicas do Amazonas até o dia 22 de novembro e para o Congresso de Diversidade Microbiana até o dia 24 de novembro.

Para submissão de trabalhos a data limite é de 23 de outubro, sua aceitação será divulgada até o dia 10 de novembro. As normas para submissão estão disponíveis no site oficial dos eventos onde também é possível encontrar modelos de resumo, dicas sobre referências e normas para apresentação dos resumos escolhidos.

Podem participar professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, engenheiros agrônomos, florestais, ambientais, médicos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, produtores, empresário e demais interessados.

Programação

Com o tema nanotecnologia aplicada à microbiologia, a palestra de abertura será proferida pelo Dr. Ari Correa Júnior, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema volta a ser tratado no último dia do evento com um estudo da nanotecnologia como tratamento de leishmaniose cutânea.

As variações amazônicas de vírus e micro-organismos também tem espaço na programação do Congresso. A pesquisadora do Inpa Maria Aparecida de Jesus, que também é vice-presidente do evento, apresentará os resultados do projeto Universal- Fapeam sobre os macrofungos provenientes da área urbana de Manaus.

A relação dos micro-organismos com a indústria também entrará em foco com o pesquisador da área de Micologia do Inpa, João Vicente Braga. A apresentação irá abordar corantes e bioindicadores.

Já o pesquisador Gemilson Soares Pontes irá representar o instituto durante a Mesa-Redonda sobre os vírus em evidência na Amazônia. Pontes irá falar sobre uma espécie de vírus presente na região, chamado retrovírus. Também participarão da mesa-redonda, pesquisadores da Fiocruz e do Instituto de Medicina Tropical, que apresentarão respectivamente, arbovírus e hepatite.

Para maiores informações a organização do evento coloca à disposição o e-mail cdmicro.colecoes@gmail.com para atender os interessados em participar do evento ou submeter resumos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página