Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > I Campanha de Prevenção de Acidentes e Radioproteção capacitará 200 servidores do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

I Campanha de Prevenção de Acidentes e Radioproteção capacitará 200 servidores do Inpa

  • Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2016, 14h29
  • Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2016, 11h36

 

A atividade faz parte de mais uma ação do Programa de Qualidade de Vida do Inpa e contará com a participação de instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Rio de Janeiro) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)

 

Da Redação – Ascom Inpa

Banner: Paulo Cesar –Ascom Inpa

 

Proporcionar o conhecimento e a aplicação de procedimentos adequados para a execução de determinadas atividades laborais. Este é o objetivo da I Campanha de Prevenção de Acidentes e Radioproteção, que o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTIC) promove a partir desta sexta-feira (9). A abertura do evento está prevista às 15h, no Auditório da Biblioteca Central do Instituto, situada no Campus I (entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº).

 

A atividade faz parte de mais uma ação do Programa de Qualidade de Vida do Inpa e contará com a participação de instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Rio de Janeiro) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

 

De acordo com uma das organizadoras da Campanha, a técnica do Inpa Pollyanne Simas, a Campanha busca uma nova cultura, alicerçada por servidores capacitados para aplicar práticas seguras que garantirão seu bem-estar pessoal e profissional e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida no trabalho.

 

A técnica explica que a Campanha está baseada em treinamentos realizados pelo Plano Anual de Capacitação (PAC-2016). “Os treinamentos, além de auxiliarem na identificação de causas potenciais de riscos de acidentes, também atendem a legislação específica para cada atividade”, diz. “É o caso do curso de Segurança em Altura, que atende a Norma Regulamentadora 35, da Portaria nº313, de 23 de março e 2012”, acrescenta.

 

A Portaria estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos servidores envolvidos direta ou indiretamente com atividades como escaladas, técnicas de arvorismo e subida em torres experimentais e telecomunicações.

 

Cursos

 

O curso de Segurança em Altura contará com a participação de 30 servidores pré-inscritos e será realizado na próxima segunda-feira (12), no Centro de Treinamento Harpia de Fogo, localizado no Distrito II, em Manaus (AM).

 

Simas recomenda que os participantes se apresentem no Centro de Treinamento com roupas adequadas para práticas esportivas (calça comprida, calçado fechado, preferencialmente tênis, e portar roupas sobressalentes). “Isto se faz necessário para um desempenho seguro da parte prática”, diz.

 

Ela conta que a novidade será o curso de Formação para Brigada de Emergência, nível intermediário, que atende aos requisitos da Instrução Técnica Nº IT-17/2011 – Brigada de Incêndio. O objetivo é a preparação e treinamento de equipes para a prevenção e combate de princípio de incêndio, visando à proteção da vida e do patrimônio, bem como, reduzir as consequências sociais do sinistro e dos danos ao meio ambiente.

 

“A necessidade do treinamento se justifica pela natureza da atividade do Instituto, que em sua maioria comporta vários laboratórios que realizam o manuseio de reagentes e substâncias inflamáveis, a utilização de equipamentos superaquecidos, o armazenamento de materiais inflamáveis e outros”, explica a técnica.

 

Para este curso, 70 servidores pré-inscritos serão capacitados e farão parte da composição da Brigada de Emergência do Inpa. O curso será realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Centro de Treinamento Harpia de Fogo localizado na rua Licurí, - Ramal Chico Mendes – Distrito Industrial II.

 

Outra novidade será a complementação do curso de Radioproteção, que aconteceu em dezembro de 2015. Equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), ministrará o curso de Ações de Resposta a Emergências Radiológicas. O objetivo é capacitar os servidores na primeira resposta a situações de emergência radiológica e introduzir os aspectos básicos da preparação para resposta a emergências radiológicas.

 

O curso será realizado nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h horas, no Auditório da Biblioteca. Os interessados poderão se inscrever por meio do e-mail: zenaide.figueiredo@inpa.gov.br.

 

Outra atividade será a continuidade do Ciclo de Palestras, realizado em abril e maio deste ano, pela Fiocruz que ministrará o curso de Boas Práticas Laboratoriais. O objetivo é apresentar aos participantes conceitos amplos e exercitar as práticas mais apropriadas acerca das boas práticas em atividades laboratoriais, de biossegurança, a redução ou eliminação da exposição aos agentes inerentes às atividades de pesquisa, dentre outros. “O objetivo também é capacitar o participante a manipular corretamente substâncias e equipamentos; executar práticas seguras em laboratórios e nos demais ambientes que se relacionam”, finalizou Simmas.

 

O curso será realizado nos dias 29 e 30 de setembro no Auditório da LBA, campus II. Os interessados poderão se inscrever até o dia 23/09 por meio do e-mail: pollyanne.simas@inpa.gov.br.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página