Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Minicurso de cerveja artesanal é oferecido pelo Inpa no II Workshop de micologia
Início do conteúdo da página
Notícias

Minicurso de cerveja artesanal é oferecido pelo Inpa no II Workshop de micologia

  • Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 15h10
  • Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2016, 15h10

O evento é direcionado aos estudantes de graduação, pós-graduação e demais profissionais interessados em Micologia (ciência que estuda os fungos), que queiram aprimorar os conhecimentos técnicos e científicos

 Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto: Paulo Cesar – Ascom Inpa

Para os apreciadores da boa cerveja, que tal aprender a dar os primeiros passos na fabricação de uma das bebidas mais antigas da história e ainda de quebra transformar em uma oportunidade de negócio? Para ajudar na empreitada, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) oferecerá um minicurso de produção de cerveja artesanal. A atividade faz parte da programação do 2º Workshop do Laboratório de Micologia, que acontecerá de 12 a 14 de setembro, no Auditório do Bosque da Ciência.

Pela manhã, serão realizados ciclos de palestras e, à tarde, minicursos teórico-práticos, no Laboratório de Micologia Médica, situado na sede do Inpa (Campus I), localizado na Avenida André Araújo, 2936, Petrópolis, Manaus.  

O minicurso “Bases para produção de cerveja” será ministrado pelo pesquisador do Inpa, o doutor em biotecnologia João Vicente Braga de Souza, na tarde do dia 14 de setembro, no prédio da Microbiologia Médica, na sede do Inpa, no Campus I. Na ocasião, serão trabalhados os processos de fermentação e fabricação artesanal de cerveja utilizando cepas fúngicas e produtos regionais.

No minicurso, os participantes receberão informações sobre a fundamentação teórica da cerveja artesanal, a história, os tipos, as principais propriedades, a produção e o mercado. Já na parte prática do minicurso a produção da cerveja será realizada todas as etapas necessárias para a produção de cerveja.

 

Cerveja-artesanal-foto_Paulo-Cesar_INPA.1_-_Cópia.jpg

 

Segundo o pesquisador, a produção de cerveja artesanal é uma área que está em expansão em Manaus e em outras cidades do Brasil e apresenta-se como uma fonte rentável de remuneração ou simplesmente como um hobbie.

Dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) apontam que o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção de cerveja, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Já o mercado de cervejas artesanais, embora haja uma projeção de que representa apenas 0,15% do mercado nacional, o setor tem sustentado um crescimento que dobra a cada ano e a expectativa é que responda por 2% do negócio de cerveja no país em até uma década.  

Os minicursos não estão vinculados ao ciclo de palestras e o interessado poderá se inscrever em qualquer um ou em quantos desejar. São destinados aos profissionais da saúde e alunos de graduação e pós-graduação.

Diferença

As cervejas tradicionais ou artesanais têm a maioria ou totalidade de seu teor alcoólico derivada da fermentação de ingredientes tradicionais (cevada, trigo, centeio, aveia) ou inovadores (frutas, ervas e especiarias). As industriais são produzidas com insumos cervejeiros, como milho e arroz, além de aditivos químicos, como corantes, conservantes e estabilizantes.

Para o cervejeiro responsável pela produção da Cervejaria Rio Negro, José Pereira Lima, o que o motivou, juntamente com mais dois sócios a montarem o empreendimento em Manaus, foi a necessidade de atender o mercado e a falta de um produto de qualidade. “Nos juntamos para atender este setor e oferecer um produto de qualidade. O mercado é promissor e está crescente no Brasil e no mundo”, destaca Lima.

A Cervejaria, que está localizada na zona Norte da cidade, iniciou o projeto em 2011, mas somente em 2015 começou a atender o mercado cervejeiro com uma produção inicial de 10 mil litros por mês. Hoje, a produção está em torno de 50 mil litros por mês. A fábrica tem capacidade para produzir até 120 mil litros mensais. Atende 70 choperias de Manaus, além de Manacapuru e Itacoatiara. “A ideia é que a fábrica se estenda e até o final do ano já comece a engarrafar a cerveja”, diz o cervejeiro.  

 

Cerveja-artesanal-foto_Paulo-Cesar_INPA.3.jpg

 

Workshop

O Workshop é direcionado aos estudantes de graduação, pós-graduação e demais profissionais interessados em Micologia (ciência que estuda os fungos), que queiram aprimorar os conhecimentos técnicos e científicos. O evento tem a finalidade de promover o ensino e a capacitação de técnicas práticas com ciclo de palestras e minicursos dos conteúdos atuais da micologia médica, industrial e ambiental. Veja a programação aqui.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou durante o credenciamento, no Auditório do Bosque da Ciência, caso ainda tenham vagas disponíveis até a realização do evento. As vagas para os minicursos são limitadas e as inscrições serão confirmadas apenas mediante o pagamento do boleto bancário.  

De acordo com a coordenação, o II Workshop estará apresentando a mais recente linha de pesquisa explorada pelo do pesquisador João Vicente Souza “Produção de cerveja”, além de mostrar os grupos de pesquisas de outras instituições parceiras e que desenvolvem trabalhos em Micologia.

Na oportunidade, pós-graduandos da Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) farão palestras e minicursos nas áreas de micologia médica e micologia ambiental. “Eles estarão trazendo atualidades em diagnósticos das principais micoses de interesse médico e apresentando recentes descobertas sobre a biodiversidade de fungos ambientais, que cada vez mais, apresentam-se como promissores produtores de substâncias/compostos de interesse comercial”, adiantou a técnica do Inpa e uma das coordenadoras do evento, Alita Moura de Lima Mussa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página