Ação interministerial ampliará a rede banda larga de internet para o interior do Amazonas
O Programa Amazônia Conectada busca oferecer uma série de serviços de rede de dados com a mesma qualidade da capital Manaus, telemedicina, educação à distância, intercomunicação entre saúde pública, trânsito e turismo
Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa
Uma ação interministerial possibilitará a ampliação da internet banda larga no interior do Amazonas, no trecho entre Tefé e Manaus. Trata-se do programa Amazônia Conectada que atenderá aproximadamente 834 mil alunos da rede pública de ensino de 30 municípios. O Convênio para interligar os cabos de fibra ótica nos rios da Amazônia foi assinado na manhã desta sexta-feira (12), pelo governador José Melo e o ministro da Educação, Mendonça Filho.
O programa Amazônia Conectada é uma iniciativa do Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Governo do Amazonas. O programa opera em caráter experimental entre Coari e Tefé e viabilizará a internet de banda larga a 52 municípios do interior do Amazonas. O diretor do Inpa, Luiz Renato de França, representou o Ministro do MCTIC, Gilberto Kassab.
A meta é oferecer uma série de serviços de rede de dados com a mesma qualidade da capital Manaus, como telemedicina, educação à distância, intercomunicação entre saúde pública, trânsito e turismo.
O convênio vai liberar cerca de R$ 10 milhões do MEC para serem injetados no Amazônia Conectada para a instalação de 8 quilômetros de cabos de fibra ótica em via fluvial para interligar os municípios à rede mundial de computadores.
Para o diretor do Inpa, o programa Amazônia Conectada é um programa importante para o desenvolvimento da região com a conexão da tecnologia com a educação e outras áreas. “Só há uma maneira de interiorizar e desenvolver nossa Amazônia, é através da tecnologia da informação. Essa permeabilidade da Amazônia Conectada para todo o interior e para outras regiões é extremamente importante”, ressaltou.
O ministro da Educação Mendonça Filho assinou na manhã desta sexta-feira convênio de liberação de R$10,5 milhões para o programa Amazônia Conectada. Segundo Mendonça Filho, cada vez que se facilita as comunicações, se facilita também o acesso à informação e o acesso à educação. “Uma região tão vasta como a Amazônia brasileira tem a necessidade de ter acesso à integração via internet”, disse.
Para o governador do Estado do Amazonas, professor José Melo, o programa Amazônia Conectada foi um desafio aceito pelos três ministérios de levar a internet de banda larga para o interior do Amazonas. “O fato em si é que esse desafio de levar a internet para os excluídos significa oferecer oportunidade”, disse.
Redes Sociais