Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Benefícios da Tecnologia Social são apresentados no V Wokshop do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Benefícios da Tecnologia Social são apresentados no V Wokshop do Inpa

  • Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 17h15
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 14h55

Dentre os temas foi discutido a inclusão e o empoderamento social que o Instituto Dharma desenvolveu no projeto chamado “Luzes sobre a Amazônia”. “É uma tecnologia repassada para os moradores, que aprenderam a fabricar um pequeno kit de iluminação à base de energia solar”, explicou o coordenador do Instituto Dharma, Marcelo Casoni

 

Texto e foto: Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

 

Com o foco em torno do que é Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e como se dá essa relação entre a sociedade e a ciência, a doutora em Sociologia Maíra Baungarten Corrêa, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), abriu o V Workshop de Tecnologia Social, na manhã desta quarta-feira (3), no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O evento prossegue até esta quinta-feira (4).  

Com o tema “Comunicação em Ciência e Tecnologia: como construir um debate público sobre o conhecimento e inovação” a professora também falou da importância em divulgar ciência e tecnologia para se obter um espaço de debate público sobre a produção e o papel da ciência. “A ideia é discutir a questão da inovação sob uma perspectiva mais ampla”, disse.

Segundo Baungarten, quando se fala em CT&I, o termo inovação está voltado para as empresas, no sentido de aumentar a produtividade do trabalho e, consequentemente, aumentar a competitividade delas. “E lá no finzinho está o desenvolvimento e mais atrás, ainda, o desenvolvimento social”, destacou.

Na opinião da professora, inovação é muito mais do que isso. “É toda atividade que envolve a produção de conhecimento e tecnologias, que além de inovar traz benefícios para toda a população e não só para o setor privado”, disse, completando que “as tecnologias sociais são uma importante inovação no sentido de que possibilitam avanços e desenvolvimentos e promovam a inclusão social”, ressaltou.

A coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, afirma que esta edição do workshop será marcada pela vinda dos parceiros para relatarem as experiências de campo. Segundo ela, até então o Inpa estava divulgando os projetos que possui na área de Tecnologia Social para a inclusão social e já percorreu um caminho de implementação desses projetos. “Agora precisamos dar visibilidade a estas experiências implementadas na região e estamos usando esta oportunidade para dar voz aos nossos parceiros”, disse.

 

Inclusão e o empoderamento social

 

InstitutoDharmaFotoLucietePedrosa

 

O empreendedor social e coordenador geral do Instituto Dharma, Marcelo Casoni, foi um dos parceiros que mostrou a experiência do trabalho que desenvolve com enfoque na inclusão e o empoderamento social, na comunidade ribeirinha de Sobrado, localizada no entorno do Parque Nacional de Anavilhanas, a 20 quilômetros da sede de Novo Airão.

De acordo com Casoni, o instituto só tem uma missão: levar benefícios aos seres. Em Sobrado, a Tecnologia Social é revestida em benefício dos comunitários. Ao longo de dois anos, o Instituto Dharma desenvolveu um projeto chamado “Luzes sobre a Amazônia”, que é uma tecnologia repassada para os moradores, principalmente, os jovens, que aprenderam a fabricar um pequeno kit de iluminação à base de energia solar.

“O projeto contempla um benefício para os jovens que queriam estudar à noite. O instituto oferece toda estrutura para os comunitários produzirem e comercializar o kit”, explicou Casoni. Além disso, o Instituto Dharma também realiza o empreendedorismo social junto à comunidade de Sobrado com o beneficiamento do óleo da copaíba e a produção artesanal de botinhos de pelúcia.  

O empreendedor adianta que no próximo dia 24 de agosto realizará uma oficina, no Auditório da Ciência do Inpa, em tempo integral, para ensinar os que desejarem aprender a confeccionar os pequenos kits de iluminação. Os interessados em fazer o curso sobre energia, conceitos e aplicações, podem solicitar mais informações para o e-mail contato@institutodharma.org.br.

 

Workshop

 

O V Workshop de Tecnolologia Social é promovido pela Coordenação de Tecnologia Social (Cots/Inpa) e tem como tema “Inovação Social e Desenvolvimento Regional”. O Objetivo é divulgar e tornar conhecidas as propostas tecnológicas desenvolvidas pelo Inpa, além de reunir parceiros e mostrar as experiências de campo dos trabalhos realizados. É destinado a pesquisadores, gestores públicos e privadas, além de estudantes, produtores rurais e demais interessados no assunto. O Workshop contou com a apresentação da Banda de Música da Escola Estadual Petrônio Portela.

Para o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, o Instituto permeia toda a Amazônia, uma vez que está presente em mais quatro Estados (Pará, Roraima, Acre e Rondônia). “E uma das funções do Inpa é promover e auxiliar o desenvolvimento das populações”, disse.    

Participaram da mesa de abertura, além do diretor do Inpa, a coordenadora de Extensão, Denize Gutierrez, a Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Sandra Magni Darwich, o assessor do Fórum Amazonense de Economia Solidária, Ronaldo Seixas, o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funsasa), Wenderson de Souza Monteiro, e Raimundo Nonato Ferreira, presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI).    

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página