Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Editora Inpa – publicando conhecimento sobre a Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Editora Inpa – publicando conhecimento sobre a Amazônia

  • Publicado: Terça, 12 de Julho de 2016, 17h03
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 17h11

A Editora Inpa possui 16 projetos em andamento. Desses, quatro livros e uma cartilha estão prontos para publicação e os demais estão em processo de revisão

 

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Paulo Mindicello

 

Há mais de uma década, a Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) transforma parte do conhecimento científico sobre a Amazônia em obras para a sociedade. Com uma editoração de qualidade, a editora Inpa prioriza publicações de relevância científica e de popularização da ciência.

Até o momento foram produzidas 131 obras próprias e em parceria com projetos, entre livros, revistas, cartilhas e multimídia (CDs de áudio) sobre assuntos diversos, desde as aves na região de Manaus, passando pelos frutos nativos da Amazônia, os peixes comerciais de Manaus até a floresta amazônica nas mudanças globais.

“A missão da Editora é socializar o conhecimento sobre a Amazônia, através de publicações de alta qualidade e amplo alcance para os mais variados públicos”, disse o editor-chefe da Seção Livros da Editora, o pesquisador Mario Cohn-Haft.

Conforme Cohn-Haft, isso enfatiza, mas não se restringe a trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Inpa. “Nossos livros abordam assuntos tão diversos quanto é a própria biodiversidade amazônica”, ressalta. “Isso inclui desde guias de identificação de animais e plantas, uma importante linha nossa, até obras sobre o uso e valor nutritivo deles na culinária. E, além de livros, publicamos cartilhas e até CDs de sons naturais”, completou.

 

EditoraINPAPauloMindicello

 

Nos últimos anos, além de atender o público especializado (pesquisadores, estudantes, professores), a editora Inpa passou a tornar acessível à população, numa linguagem mais simples e acessível, o conhecimento produzido pelo Instituto. A proposta baseia-se na concepção de que quanto mais instruída for a população, melhores serão os processos educacionais, de inclusão social e de geração de renda.

Com essa pegada, foram produzidas para o público infantojuvenil, por exemplo, a cartilha de colorir “Vamos conhecer os insetos Aquáticos?” e a “Coleção Ciência é Muito Legal”. “O público infantil está cada vez mais ativo quando se trata de pesquisa científica”, destacou a gerente da Editora, Shirley Cavalcante.

Apesar da crise e de cortes no orçamento, a Editora continua ativa.  "Nossa equipe é pequena, mas muito habilidosa. Prezamos tanto pela qualidade do conteúdo de cada obra quanto pela estética visual”, destacou Cohn-Haft. 

Hoje a Editora Inpa possui 16 projetos em andamento. Desses, quatro livros e uma cartilhaestão prontos para publicação e os outros onze estão em processo de revisão. Os interessados em conhecer e adquirir as publicações da editora podem ir ao Inpa ou entrar no site.

 

Editora1PauloMindicello

 

Reconhecimento

De acordo com Shirley Cavalcante, em 2005 o setor de editoração do Inpa transformou-se em Editora deixando de produzir apenas revistas e cartilhas para trabalhar também com livros. No ano seguinte, a Editora passou a receber incentivos, conseguindo no primeiro ano produzir e publicar 15 obras.

Vale ressaltar que a publicação mais antiga do Inpa é a revista científica Acta Amazonica, de 1971, e que neste ano alcançou reconhecimento internacional. A revista teve o seu fator de impacto incluído no Journal Citation Report (JCR), mais conhecido como ISI-Web of Science (Instituto de Informação Científica). O fator de impacto da Acta – índice que avalia a importância científica do periódico – foi de 0,408, comparável ao de outras revistas brasileiras que publicam em português.

Outro resultado expressivo da Editora foi a 3ª colocação no Prêmio Jabuti de 2009, na categoria Ciências Sociais e Ciência da Saúde do livro Guia de Propágulos e Plântulas da Amazônia, produzido pela Editora Inpa. Com o prêmio, a Editora ganhou maior visibilidade nacional e internacional, e intensificou a exposição em eventos, como Bienal do Livro, Feira Internacional da Amazônia (FIAM) e Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC).

registrado em:
Fim do conteúdo da página