Inpa recebe alunos-oficiais de cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme)
A visita faz parte da programação da Viagem de Estudos Estratégicos, onde os alunos têm a oportunidade de irem para as estruturas estratégicas mais importantes do país com o objetivo de conhecer de perto a realidade de outras instituições
Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa
Uma comitiva de 64 alunos-oficiais, formada por majores e tenentes-coroneis, dos cursos de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), visitou na tarde desta segunda-feira (11) o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), em Manaus. A visita faz parte da programação da Viagem de Estudos Estratégicos da escola. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e os trabalhos que o Inpa desenvolve.
Os militares foram recebidos pelo diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, que falou sobre a estrutura física e os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. “Pelas dimensões e história que possui, o Inpa é uma extraordinária oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do nosso país”, disse França, acrescentando que o Instituto completará 62 anos de funcionamento no próximo dia 27 de julho e que foi criado com a missão de gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia.
O Inpa desenvolve estudos em quatro focos de pesquisas (Biodiversidade, Tecnologia e Inovação, Dinâmica Ambiental e Sociedade, Ambiente e Saúde). Conta com 69 grupos de pesquisas, envolvendo 230 pesquisadores e tecnologistas e mais de 250 projetos em andamento. O instituto possui 12 Reservas/Estações Experimentais e mais de 50 laboratórios de grupos de pesquisas, além de quatro Núcleos de Pesquisas e Escritórios Regionais nos estados do Acre, Pará, Roraima e Rondônia.
A Viagem de Estudos Estratégicos acontece no final dos cursos, quando os alunos têm a oportunidade de irem para as estruturas estratégicas mais importantes do país com o objetivo de conhecer de perto a realidade de outras instituições e terem uma visão estratégica dessas regiões.
“Hoje, estamos com a metade da turma, em Manaus, visitando o Inpa, dentro do painel militar Ciência e Tecnologia, para verificar algumas realidades e ver como o Instituto trabalha nesta região tão importante e estratégica do país”, disse o coronel Valtir de Souza, chefe do Instituto Meira Mattos de Estudos Políticos e Estratégicos, responsável pela viagem.
De acordo com o coronel, os alunos estão em Manaus desde a última quinta-feira (7) e já realizaram diversos paineis com os militares do Comando Militar da Amazônia (CMA), da Marinha e da Aeronáutica. Também tiveram um encontro político com o governo do Amazonas.
O general de Brigada Franklimberg, assessor de assuntos institucionais do CMA, também falou para os alunos da Eceme sobre o Pró-Amazônia, um programa desenvolvido em parceria entre o Exército Brasileiro e o Inpa, que permite proporcionar apoio aos pesquisadores de todo o Brasil para a realização de pesquisas na região da faixa de fronteira onde o Exército possui organizações militares.
“Este é um trabalho que é desenvolvido desde 2015 entre as duas instituições e vamos dar conhecimento aos futuros oficiais da Eceme do que está sendo feito em prol da Ciência na Amazônia”, disse o general.
Sobre a Eceme
A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme) foi criada em 1905, no Rio de Janeiro, e é a escola de mais alto nível do Exército Brasileiro. Prepara oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e assessoramento aos mais elevados escalões do Exército.
Redes Sociais