Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > SBPC- Projetosde pesquisas do Inpa na área de clima é apresentado na ExpoT&C
Início do conteúdo da página
Notícias

SBPC- Projetosde pesquisas do Inpa na área de clima é apresentado na ExpoT&C

  • Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 17h57
  • Última atualização em Sábado, 09 de Julho de 2016, 13h20

As sessões de palestras do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), terminam hoje (9), último dia da ExpoT&C

 

Fernanda Farias (Texto e foto) - Ascom Inpa

*Porto Seguro

 

Na68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece este ano na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA), o técnico em Ciência e Tecnologia do Inpa, da coordenação de Tecnologia Social (COTS), Francisco Andrade, palestrou sobre os projetos do instituto na área de clima e ambiente.

 

Segundo Andrade, que é estudante de meteorologia, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Inpa realiza várias pesquisas na área de clima. “Temos o LBA que é o Laboratório de Grande Escala, o AmazonFace, Go Amazon, e agora o projeto ATTO, tudo para saber cada vez mais sobre as consequências das mudanças do clima na região amazônica e no mundo, pois todos os sistemas climáticos estão interligados”, explicou Andrade, acrescentando que o instituto forma mestres e doutores na área de cima por meio do programa de pós-graduação do Cliamb (Clima e Ambiente).

 

A torre ATTO, que á maior torre de pesquisa do mundo, com 325 metros, é um projeto coordenado pelo Inpa, onde fornecerá informações fundamentais para os avanços das pesquisas sobre as mudanças do clima”, comentou Andrade, lembrando que o projeto ATTO é uma cooperação do governo brasileiro com o governo Alemão, por meio do Instituto MaxPlanc de Química.

 

O técnico comentou também na palestra que o Inpa oferece curso de pós-graduação em Clima e Ambiente (Cliamb), mestrado e doutorado, que estuda, de forma interdisciplinar, as questões dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia advindos das ações de desflorestamento, mal uso da terra, dentre outras. “Uma das ações do instituto é capacitar recursos humanos para o melhor desenvolvimento da região amazônica, e por meio da pós-graduação, o Inpa cumpre bem este papel”, finalizou Andrade.

 

Programação

 

As sessões de palestras do Inpa terminam hoje no último dia da ExpoT&C, com a palestra “Tecnologias Sociais do Inpa: Integrando povos na Amazônia”, com a coordenadora de Tenologia Social do Inpa, Denise Gutierrez. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página