Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > SBPC – Divulgação Científica na Amazônia é tema de palestra do Inpa na Reunião Anual
Início do conteúdo da página
Notícias

SBPC – Divulgação Científica na Amazônia é tema de palestra do Inpa na Reunião Anual

  • Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 14h51
  • Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2016, 15h06

Além de gerar o conhecimento sobre a Amazônia, uma das principais missões do Inpa é disseminar esse conhecimento por meio da Divulgação Científica (DC)”, explicou a assessora de comunicação do Inpa, Fernanda Farias

 

Da Redação - Ascom

Foto: Coex – Inpa

 

No terceiro dia do ciclo de palestras sobre as ações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a assessora de comunicação, a jornalista Fernanda Farias, apresentou as ferramentas de comunicação que o instituto utiliza para divulgar ciência, tecnologia e inovação da Amazônia. O evento acontece na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA).

 

Segundo Farias, o Inpa foi criado para realizar pesquisas científicas na região amazônica, tendo em vista o bem-estar da população. “Além de gerar o conhecimento sobre a Amazônia, uma das principais missões do Inpa é disseminar esse conhecimento por meio da Divulgação Científica (DC), e na assessoria de comunicação (Ascom) fazemos jornalismo científico, que se insere dentro da DC”, explicou Farias, completando que a Ascom produz diariamente notícias que são repercutidas nacional e internacionalmente.

 

A assessora falou um pouco sobre os canais de comunicação que a Ascom utiliza para facilitar a divulgação das ações do instituto. Portal, Revista de DC “Ciência para Todos”, Jornal “Divulga Ciência” e as redes sociais, que são estratégias para melhor divulgar a ciência, tecnologia e inovação realizadas na Amazônia.

 

FernandaFarias1FotoCOEX

 

Outras formas de Divulgação Científica foram citadas na palestra, como o Bosque da Ciência, que é um espaço verde na cidade de Manaus, onde a população consegue interagir com o meio ambiente. “O bosque é muito mais que um lugar de visitação, lá é uma grande ferramenta de propagação da ciência. Por meio do projeto Circuito da Ciência, estudantes das escolas públicas do Amazonas têm a oportunidade de ter o primeiro contato com as pesquisas científicas”, disse.

 

A Editora Inpa também foi citada como forma de tornar as pesquisas mais próximas da sociedade. “Algumas publicações da editora são produzidas em linguagem simples para atender todos os públicos. São livros, cartilhas e guias, por exemplo. Alguns estão disponíveis online para facilitar o acesso às pessoas interessadas em conhecer mais as ações do Inpa”, revelou Farias.

 

Programação

 

Nesta quinta-feira à tarde (17h), no pavilhão da ExpoT&C da SBPC, as palestras do Inpa continuam. O técnico Francisco Cavalcante abordará o tema “Mudanças Climáticas: o que fazer se o planeta está aquecendo”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página