SBPC - “A interação da ciência com a sociedade precisa ser contínua e forte”, diz pesquisador do Inpa
Com o tema “Ciência e Sociedade: O caso do Grupo de Estudos Estratégicos da Amazônia (Geea)”, palestra do pesquisador do Inpa, Geraldo Mendes, mostrou para o público como funciona o debate do Geea, e enfatizou a importância do pesquisador saber que a ciência precisa servir a sociedade
Fernanda Farias (Texto e foto) – Ascom Inpa
*Porto Seguro – Bahia
Começou nesta terça-feira (05), o ciclo de palestras do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano acontece na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro (BA). As palestras são proferidas no auditório da ExpoT&C.
Com o tema “Ciência e Sociedade: O caso do Grupo de Estudos Estratégicos da Amazônia (Geea)”, o pesquisador do Inpa, Geraldo Mendes, falou para o público como funciona o grupo e para quem é destinado. “Nosso objetivo é fazer um debate aberto e franco sobre vários temas relacionados à Amazônia, sempre com palestrantes de renome no tema proposto”, explicou Mendes, acrescentando que obter diferentes pontos de vistas sobre os temas é fundamental para uma reflexão mais ampla.
Segundo Mendes, que também é o secretário-executivo do Geea, é de extrema importância o pesquisador saber que a ciência precisa servir a sociedade. “O cientista precisa ter a sensibilidade para saber os anseios e necessidades da sociedade, e não apenas preocupa-se em publicar artigos. Precisamos adquirir o hábito de divulgar de forma simples as pesquisas para a população. Essa interação da ciência com a sociedade precisa ser contínua e forte”, comentou o pesquisador.
Mendes lembrou em seu discurso as várias personalidades nacionais e locais que já participaram como palestrantes no Geea, como Bertha Becker, dois generais do Comando Militar da Amazônia (CMA), dois arcebispos de Manaus, e mais poetas, jornalistas e cientistas da região amazônica.
Todas as palestras do Geea, que acontecem há dez anos, são copiladas e transformadas em uma linguagem mais simples para que os interessados pela Amazônia tenham acesso ao conhecimento. As edições podem ser adquiridas na versão online, e na versão impressa na Editora Inpa.
Dentre perguntas e questionamentos sobre a Amazônia, o estudante de Porto Seguro, da etnia Pataxó, Marcley Araújo Souza, revelou conhecer o Inpa e indagou sobre as pesquisas de interação com as populações tradicionais da região amazônica. “Gostaria de conhecer mais o Inpa. E com a palestra do professor, pude perceber que o Inpa trabalha com diferentes temáticas na região, e o livro do Geea é uma oportunidade de saber mais sobre a Amazônia”.
Programação
As palestras do Inpa continuam esta quarta-feira (5), às 14h, no auditório da ExpoT&C, com o tema “Show das águas, meio ambiente e Cidadania no Estado do Amazonas”. O palestrante é o pesquisador e coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno. Confira aqui todas as palestras da semana do Inpa na SBPC.
Redes Sociais