SBPC - “Precisamos de um mundo com menos Intolerâncias”, diz Helena Nader
A citação foi da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. “Apesar de todos os avanços científicos e tecnológicos, apesar da globalização, que parecia ser a esperança de uma sociedade mais pacífica, interligada e tolerante, o que se vê são conflitos de toda ordem”, disse
Por Fernanda Farias(Texto e foto) - Ascom Inpa
Porto Seguro - Bahia
A abertura da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência aconteceu no último domingo (03), no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFBS), em Porto Seguro – Bahia, onde reuniu dirigentes de várias instituições científicas. O evento foi aberto ao público e transmitido ao vivo pelo site da organização.
Estavam presentes na mesa de abertura várias autoridades do país, dentre elas, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kasab; o reitor da UFSB, Naomar de Almeida; o Ministro da Educação, Celso Pansera; o presidente da Finep, Wanderley de Souza; o conselheiro da SBPC, Marco Antônio Raupp; o secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha, Bento Lima; e o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Luiz Davidovich.
Representando o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) estavam o vice-diretor, Luiz Antonio de Oliveira; e o coordenador de Extensão do Instituto, Carlos Bueno. O diretor Luiz Renato de França está participando de um congresso na Suíça.
A presidente da SBPC Helena Nader falou no seu discurso de abertura sobre a instabilidade que o país enfrenta. “Desde o ano passado está sendo difícil para todos nós brasileiros. Um ano que vai entrar para história como um período dramático na vida social, política e econômica do país, um período ruim para a ciência e a educação”, disse Nader, completando que o diálogo é fundamental para que as críticas e reivindicações da comunidade científica sejam ouvidas.
De acordo com a presidente, apesar de todos os avanços científicos e tecnológicos, a sociedade encontra-se sem intolerância. “Apesar da globalização, que parecia ser a esperança de uma sociedade mais pacífica, interligada e tolerante, o que se vê são conflitos de toda ordem. Intolerância com a diversidade de gênero, raça e religião, violência urbana, diásporas e terrorismo”, comentou.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, parabenizou a SBPC pelo evento. “A SBPC é protagonista na comunidade científica, é um dos principais pilares do desenvolvimento da ciência, tecnologia, e inovação do país”, disse Kassab, lembrando que nas últimas semanas percorreu os institutos federais do país. “Percorri de norte a sul pelos institutos do Brasil, junto com os principais líderes, e pude identificar suas aspirações e os desafios, e contam com todo nosso apoio”.
Para o reitor da UFSB, Naomar de Almeida, é uma grande satisfação receber um dos maiores congressos científicos de difusão do Brasil, e comentou que a UFSB, mesmo sendo uma universidade jovem, já se destaca. “A UFSB é a menor e mais jovem universidade brasileira. Queríamos que ela fosse popular e totalmente inclusiva, e ainda com um ensino de excelência, e nós conseguimos esse desafio”, disse Almeida, completando que mais de 90% dos alunos são nativos.
Prêmio José Reis
Durante a abertura da Reunião Anual foi realizada a entrega do prêmio José Reis de Divulgação Científica. Este ano a premiação foi para Luisa Medeiros Massarini, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, localizado no Rio de Janeiro (RJ).
Programação SBPC
As atividades da SBPC vão até sábado, 9 de julho. Confira a programação completa aqui. O Inpa apresentará atividades do estande na ExpoT&C e palestras durante toda a semana, confira aqui.
Redes Sociais