FloraUp cria elo entre produtores e fornecedores de produtos agroextrativistas
A plataforma une a beleza do desenvolvimento colaborativo com a eficiência das tecnologias da informação e comunicação
Por Naritha Migueis – Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias - Ascom Inpa
“Simples, gratuito e rápido”. Assim definiu o sócio administrador da empresa Amazônia SocioAmbiental, Diego Brandão, a plataforma FloraUp, que teve o pré-lançamento na terça feira (28), no Auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC). A Amazônia Socioambiental é uma das cinco empresas incubadas pelo Instituto.
O objetivo da plataforma é facilitar a conexão entre fornecedores de produtos agroextrativistas - como copaíba, andiroba, breu, castanha, açaí e pupunha - e pessoas e empresas com interesse nesses produtos. O acesso ao FloraUp é gratuito.
“A plataforma é o elo mais curto entre quem tem produto para oferecer e quem deseja acessá-lo. A FloraUP tem a função de informar para facilitar o negócio, ainda que não seja uma plataforma de negócios. O acesso à plataforma é gratuito.
Durante o evento, Brandão apresentou a plataforma para parceiros da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Natura, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Também fora mostradas as telas de interação com o usuário e como podem ser utilizadas a fim de otimizar o tempo de conexão entre fornecedor e comprador.
O projeto foi criado a partir da observação de dificuldades enfrentadas dentro da rede de relacionamento de fornecimento de produtos, além de problemas com fornecedores por existir a dificuldade de encontrar pessoas com referências desses fornecedores.
“A falta de meios eficientes de anunciar projetos e produtos agroflorestais trouxe a necessidade de criar uma plataforma digital da sociobiodiversidade quase invisíveis para a grande massa, melhorando as oportunidades de negócios dos fornecedores”, destacou Brandão, acrescentando que a plataforma usa como base a tecnologia da informação, um website com todas as informações necessárias para facilitar a localização do fornecedor dos produtos.
Redes Sociais