Inpa realiza 2ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia
O evento contará com a participação de professores da PUC-RS, Fiocruz-RJ, Senai, e representantes da empresa Inovares Consultores Associados e da organização Anjos do Brasil. Confira a programação
Por Caroline Rocha – Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros
De 29 de junho a 1º de julho, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Ceti), realizará a 2ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores. As inscrições podem ser feitas através do e-mail amoci@inpa.gov.br ou pelo telefone (92) 3643-3324.
As palestras acontecerão em tempo integral, das 8h às 17h, no Auditório do Bosque da Ciência, espaço público de visitação do Inpa, com entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis. Veja a programação.
O objetivo do evento, segundo a coordenadora da Ceti, Noélia Falcão, é compartilhar e disseminar conhecimentos na área de propriedade intelectual e núcleos de inovação tecnológica, além de promover ações de empreendedorismo auxiliando as empresas a buscarem investidores para os seus negócios.
“Queremos capacitar as pessoas que trabalham nos Arranjos de NITs da Amazônia Ocidental (Arranjo Amoci) e demonstrar por meio da teoria e boas práticas de outras ICTs, como se estrutura um núcleo de inovação tecnológica e como se transfere tecnologias do setor público para o setor privado”, contou Falcão.
No primeiro dia serão debatidos temas como o Novo Marco Legal da Ciência e Tecnologia, a importância da academia e instituições de pesquisas para o fortalecimento de um ecossistema de empreendedorismo e inovação e a prospecção tecnológica em saúde. As palestras fazem parte do 2º Workshop de Inovação do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD /Fiocruz). O evento será aberto para instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT’s) e estudantes de pós-graduação que tenham interesse pelo tema de propriedade intelectual.
Umas das convidadas para o 2º workshop é a coordenadora de Gestão Tecnológica (GESTEC) da Fiocruz, Maria Celeste Emerick, que transmitirá o seu conhecimento e experiência na área de transferência tecnológica em saúde durante a palestra “Como transformar o conhecimento em produto: propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação em saúde”.
1º Workshop de Inovação e Empreendedorismo
As palestras do segundo e terceiro dia do evento (30 de junho e 01 de julho) fazem parte do 1º Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Arranjo NIT da Amazônia Ocidental (Amoci).O workshop é direcionado aos 23 institutos que compõe o arranjo da região.
No dia 30 de junho, a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Elizabeth Ritter, fará uma palestra sobre a forma de Estruturar Núcleos de Inovação Tecnológica. O assunto será tratado durante todo o dia.
Outras três atividades fecham o dia seguinte. Na parte da manhã, a professorada Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Pascal e Chaise da Veiga, falará sobre como “Negociar Tecnologias Institucionais com o Setor Produtivo”.
À tarde, Euler de Souza, líder do núcleo Amazonas da rede de investidores Anjos do Brasil, explicará sobre o funcionamento da entidade e como fazer o uso correto da ferramenta Picth (apresentação relâmpago sobre o negócio para conquistar investidores ou clientes) para a eficácia na captação de investimentos para Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). A oficina sobre o Picth será dividida com Marcelo Oliveira, que também é líder regional da Anjos do Brasil.
A conferência é uma realização do Inpa, Fiocruz, Sistema GESTEC e Anjos do Brasil. Conta com o apoio do Arranjo NIT da Amazônia Ocidental (Amoci), Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Redes Sociais