Bosque da Ciência do Inpa oferece uma viagem simulada ao Sistema Solar
Sessões do Planetário são resultados da parceria do Bosque da Ciência com o Serviço Social do Comércio (Sesc/Amazonas), por meio do projeto educacional Sesc Ciência
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Fernanda Reis
Nesta e na próxima quarta-feira (15 e 22), o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) vai unir diversão e conhecimento sobre Astronomia em um só lugar. Nos dois dias, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar uma viagem simulada ao Sistema Solar.
O planetário conta com uma estrutura inflável onde os participantes se sentarão no chão e ao olharem para cima poderão observar o céu durante o dia e à noite, as constelações e cada um dos oito planetas do Sistema Solar. Em cada parada da “viagem” serão exploradas características, como temperatura, gravidade, pressão atmosférica, clima, vegetação e possibilidades de vida.
As sessões serão realizadas a cada 30 minutos no horário de funcionamento do bosque - das 9h às 12h e das 14h às 17h. Cada sessão tem duração de aproximadamente 20 minutos com grupos de no mínimo 15 e no máximo de 30 pessoas.
A atividade é uma parceria do Bosque da Ciência com o Serviço Social do Comércio (Sesc/Amazonas), por meio do Sesc Ciência, um projeto educacional que utiliza a Sala de Ciência com o objetivo de proporcionar aos alunos e professores uma visão renovada da Ciência de forma lúdica e dinâmica.
No bosque, os visitantes poderão conhecer as atrações permanentes do espaço de visitação pública do Inpa, como o viveiro de peixes-bois, das ariranhas e dos jacarés, além da exposição dos resultados de pesquisas do Inpa na Casa da Ciência, onde se encontra um exemplar da maior folha dicotiledônea do mundo (Coccoloba) que chega a ter 2,50 metros de comprimento por 1,44 metro de largura na fase adulta.
O Bosque da Ciência está localizado na Rua Otávio Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis. O ingresso custa R$ 5, exceto para crianças até 10 e idosos a partir de 60 anos. Grupos escolares agendados têm entrada gratuita. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.
Redes Sociais