Inpa promove atividades de capacitação em Iranduba durante o Show das Águas
O cuidado com a saúde e a prevenção de doenças, principalmente em homens com mais de 60 anos, também tiveram espaço no evento
Por Caroline Rocha – Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias
Durante seis dias (entre 30 de maio a 4 de junho), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) esteve no município de Iranduba (distante a 27 Km de Manaus) promovendo atividades que capacitaram a população local. A ação fez parte do Show das Águas, Meio Ambiente e Cidadania, que todos os anos é realizado em um município diferente do Amazonas.
O Instituto ofereceu mais de 40 atividades. As novidades desta edição foram a visita técnica à Coleção de Espécies Arbóreas na Estação Experimental da Várzea de Ariau do Inpa, em Iranduba; a oficina de Tecnologia do Pescado; a apresentação de algumas tecnologias sociais para o controle do mosquito transmissor da dengue, como a solução de cal e cloro e cravo-da-índia, desenvolvidas pelo pesquisador do Inpa, Wanderli Pedro Tadei.
De acordo com a coordenadora de Tecnologia Social (COTS/Inpa), Denise Gutierrez, o evento teve uma grande aceitação da população de Iranduba. “É uma honra promover atividades que estimulem e desenvolvam as comunidades do interior,” destacou Gutierrez.
A oficina de Português Sustentável contou com a participação de mais de 300 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Desterro. Já o curso de Gestão Ambiental voltado para os Recursos Hídricos teve mais atividades práticas e uma duração maior este ano, estendendo-se por cinco dias.
O cuidado com a saúde e a prevenção de doenças, principalmente em homens com mais de 60 anos, também tiveram espaço no evento. Palestras e atendimentos aos idosos do município foram feitos com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade.
Redes Sociais