Inpa comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com a 4ª edição do projeto Circuito da Ciência
O Projeto tem como proposta servir como ferramenta de popularização da ciência e de educação ambiental junto à comunidade estudantil da rede pública de ensino de Manaus (AM)
Da Redação - Ascom Inpa
Foto: Caroline Rocha
Como parte da programação especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, próximo domingo, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realiza na manhã desta sexta-feira (3), no Bosque da Ciência, a 4ª edição do Projeto Circuito da Ciência.
A criação da data pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, teve como objetivo a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Em consonância com este objetivo, o Inpa abre as portas, mensalmente, há 17 anos, para centenas de estudantes com o Projeto Circuito da Ciência.
O Projeto tem como proposta servir como ferramenta de popularização da ciência e de educação ambiental junto à comunidade estudantil da rede pública de ensino de Manaus (AM), num espaço de 13 hectares de mata preservada em pleno centro urbano da cidade, que é o Bosque da Ciência, com entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, zona Sul da cidade.
Para esta edição, foram convidados cerca de 300 alunos das escolas professora Alda Barata (Alvorada I); Senador Manoel Severiano Nunes (Alvorada II), que participará do projeto com duas turmas; e Professora Leonilla Marinho (Parque 10).
“Com o Projeto, o Inpa mostra para a sociedade que a Ciência faz parte do nosso cotidiano e popularizar ciência é o que o Circuito faz há quase duas décadas”, diz o coordenador do Projeto, Jorge Lobato.
Durante o Circuito da Ciência, várias atividades socioambientais e culturais são oferecidas aos estudantes participantes para disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos pelo Inpa. Dentre as atividades, estão oficinas educativas e exposições, como Peixe-Boi da Amazônia, Malária e Dengue; Leishmaniose; Insetos Aquaticos; Tecnologias sociais e Inclusão Social na Amazônia.
Além destas atividades, os estudantes participam de ações, como Conhecendo o Biotério; Brigada da Saúde Bucal e Projeto Ecoethos da Amazônia do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea). Também estão inseridas outras atividades: Saúde Bucal, uma ação conjunta da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Sala de Ciências do Serviço Social do Comércio (Sesc); Compostura com os alunos da Fametro; Museu de Química e Química das Frutas da Amazônia com alunos da UniNorte; Grupo de Escoteiros;
Também acontecem exposições da Moto Honda da Amazônia, Manaus Ambiental, o Projeto Mais Fruta no Quintal e orientações sobre o caramujo africano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); exposição de plantas medicinais e reciclagem de vasos e a exposição entomológica (insetos) da escola Severiano Nunes. Está programada para as 11h uma apresentação cultural “Todos contra o Aedes” com os alunos da UniNorte.
O Projeto Circuito da Ciência é patrocinado pela Moto Honda da Amazônia e com o apoio do Governo do Estado do Amazonas (Seduc); Prefeitura de Manaus (Semmas), Lapsea, Sesc, Ufam, UEA, Fametro, UniNorte, Coca-Cola, Manaus Ambiental e Brother's. A cordenação geral é de Jorge Lobato com apoio de Ivan Araújo, Solange Farias e a coordenadora do Bosque, Fernanda Reis.
Redes Sociais