Inpa abre inscrições para o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia
São oferecidas 20 vagas. As provas serão aplicadas no dia 9 de julho de 2016 de forma eletrônica. Os resultados da primeira etapa serão divulgados até 22 de julho
Da Redação - Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) está com inscrições abertas até o dia 1º de julho para o processo seletivo ao curso de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) para o ingresso acadêmico ainda este ano. São oferecidas 20 vagas no total, sendo cinco vagas destinadas a candidatos de outros países que compõem a Bacia Amazônica.
Os interessados podem preencher o formulário on line de inscrição disponível na página do Inpa. O formulário de inscrição preenchido e documentação em meio digital deverão ser encaminhados via e-mail para mpgap.am@inpa.gov.br, contendo a indicação – Inscrição ao mestrado profissional – no campo assunto.
A seleção será realizada em duas etapas. A primeira constará de três provas e terá caráter eliminatório; a segunda etapa consistirá de análise de currículo e carta de intenções e, se necessário, de uma entrevista. Esta etapa tem caráter classificatório.
Na primeira etapa, os inscritos farão provas de conhecimentos básicos de Ecologia, Ciências Sociais, incluindo noções de Economia e Administração; uma prova de redação sobre temática ambiental da Amazônia, com ênfase em assuntos relacionados à Gestão de Áreas Protegidas; e uma prova de proficiência em língua espanhola (interpretação e tradução de texto técnico com permissão de uso de dicionário). Caso o estudante seja estrangeiro, deverá demonstrar possuir conhecimentos suficientes em português, e neste caso, a prova será de proficiência em língua portuguesa.
De acordo com o edital, as provas desta etapa serão aplicadas no dia 9 de julho de 2016 de forma eletrônica. Os candidatos aptos receberão a informação sobre os procedimentos a seguir por e-mail até dois dias antes da prova. Os resultados da primeira etapa serão divulgados até 22 de julho.
Para a segunda etapa, os candidatos aprovados na primeira terão seus currículos avaliados, incluindo seu desempenho profissional em atividade relacionada com áreas protegidas.
As matrículas dos candidatos que forem aprovados deverão ser efetuadas de 29 de julho a 8 de agosto de 2016, na Secretaria Conjunta de Botânica-MPGAP, no Campus I do Inpa, situada na Av. André Araújo, 2936 - Aleixo, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. As atividades do programa terão início em 9 de setembro de 2016 e a parte presencial, obrigatória, será ministrada até 18 de novembro deste ano em regime de internato ininterrupto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3643-3119.
O mestrado profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia visa atender uma demanda crescente e urgente de qualificação de mão de obra para realizar a tarefa de cuidar dos espaços protegidos na Amazônia.
Esta gestão deve necessariamente ser multidisciplinar, e exige a colaboração entre diferentes instituições, cobrindo aspectos da economia, legislação, administração, e desenvolvimento local, que complementem a experiência em biologia, planejamento, gestão financeira, engenharia florestal e de pesca, agronomia, e ecologia, e ajudar os gestores a realizar a articulação, facilitação e execução do processo de gestão. Desde 2010, quando teve início, o Programa já capacitou 96 gestores, e atualmente 25 estudantes estão com seus projetos em andamento.
Redes Sociais